RESUMO
Código: 215
Tema: Jogos de Empresas

 

Abrir
Arquivo

 
Aprendizagem no Jogo de Empresas: Uma Análise Piagetiana
 

As discussões e teorias sobre a origem e a construção do conhecimento perpassaram diversas épocas da história, ora enfatizando a primazia da experiência e do ambiente na construção do conhecimento (perspectiva empirista), ora indicando o sujeito e suas variáveis interiores (pensamento, percepção e emoção) como fundamentais nesse processo (perspectiva inatista).

O desafio da disciplina Laboratório de Gestão, por utilizar métodos ativos de aprendizagem, é contemplar a diversidade de alunos e suas múltiplas e diferentes formas cognitivas de aprender.

A partir da Teoria da Equilibração de Jean Piaget o artigo busca identificar o tipo de aprendizagem desenvolvida pelos estudantes na disciplina.

A pesquisa foi realizada por meio do método descritivo e explicativo, a partir de um levantamento e da análise dos relatórios gerados no jogo de empresas.

Como principal resultado verificou-se que a aprendizagem na disciplina tende a ser mais reflexiva do que memorizada e que o desempenho dos estudantes no jogo individual aproxima-se ao tipo de reação à aprendizagem diagnosticada.