RESUMO
Código: 221
Tema: Política e Estratégia Tecnológica

 

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Carro-elétrico Vs Híbrido: Qual Alternativa Ambientalmente Sustentável Para O Brasil?
 

Os meios de propulsão para veículos compreendem motores ciclo Otto ou Diesel. Entretanto, nas motorizações híbrida ou puramente elétrica, os arranjos de powertrain podem ser configurados em uma vasta gama de novas possibilidades. As demandas de regime de trabalho e de desempenho específico de aplicações automotivas são agora impostas à motorização elétrica.

Parece existir clara tendência na busca de alternativas para a substituição da atual frota de veículos automotores por veículos híbridos ou elétricos. Assim, além de prospectar e descrever os avanços já alcançados por alguns dos principais players mundiais no desenvolvimento de carros híbridos, o principal objetivo deste trabalho é considerar quais são as alternativas ambientalmente sustentáveis para o Brasil?

Dentro desta perspectiva, elaborou-se uma revisão da literatura sobre os temas: tipos de veículos elétricos e híbridos, tipos de bateiras em veículos elétricos e tipos de abastecimento de baterias.

Utilizou-se a pesquisa exploratória, descritiva, obtendo-se dados secundários por meio de pesquisa bibliográfica em fontes secundárias tais como documentos, revistas, periódicos, manuais de produto e sites na internet, tanto na forma impressa quanto na forma eletrônica.

Há uma inércia do governo em promover políticas públicas em favor do veículo elétrico no Brasil. A principal razão para haver tão poucos carros elétricos circulando no Brasil é a elevada carga de impostos que incidem sobre o preço final. São 35% de imposto de importação, mais 55% de IPI, mais 13% de PIS/COFINS, mais 12% a 18% de ICMS, dependendo do estado, fazendo com que a tributação que incide sobre os carros elétricos possa ultrapassar os 120%.