RESUMO
Código: 227
Tema: Atendimento ao Cidadão e Prestação de Serviços

 

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Determinantes da Satisfação Com Serviços de Saúde em Postos Urbanos do Distrito Federal/brasil
 

No Brasil, a temática satisfação e sistemas de saúde tem suscitado importante debate, especialmente no Sistema Único de Saúde (SUS), dado a presença cada vez mais constante dos usuários na implementação da política de saúde. Entende-se que a mensuração da satisfação dos pacientes foi em grande parte impulsionada pela política subjacente de “nova gestão pública”, dado que a satisfação do paciente pode ser considerada uma das metas articuladas à assistência à saúde.

Quais são dos determinantes da satisfação de usuários de serviços públicos de saúde? O artigo tem por objetivo analisar quais os determinantes da satisfação de usuários de serviços de saúde em Postos Urbanos do Distrito Federal/Brasil.

Jenkinson et al. (2002) afirma que inúmeras tentativas têm sido feitas para determinar as características da assistência ao paciente que possam influenciar a satisfação do usuário com os serviços de saúde. A satisfação do paciente tem sido extensivamente estudada e medida como um componente único (Lin & Kelly, 1995) ou como um componente resultante da qualidade do serviço (Heidegger et al., 2006). A satisfação é um conceito complexo e multidimensional, ainda não bem definido (Hawthorne, 2006).

Foram entrevistados 347 usuários distribuídos em 7 cidades-satélites do Distrito Federal/Brasil, classificados usuários em fila de espera e usuários atendidos. As variáveis foram agrupadas nas dimensões: a) acesso e disponibilidade; b) infra-estrutura; c) acolhimento e d) relação usuário-profissional de saúde, e estimados por OLS e GLM. Quanto à confiabilidade dos dados realizou-se teste de Alfa de Cronbach, que obteve um Alfa=0,753 para usuários na fila e Alfa=0,758 para usuários atendidos.

A dimensão acesso e disponibilidade aponta que a quantidade de médicos e enfermeiros é insuficiente. Na dimensão acolhimento os usuários avaliam de forma negativa a atenção dispensada pelo corpo de enfermagem, enquanto que, na dimensão relação usuário-profissional verifica-se que a atuação dos médicos é avaliada de forma positiva no que tange as orientações e sua competência, entretanto, é negativa acerca da atenção dispensada. A dimensão infra-estrutura no geral não foi significativa.