RESUMO
Código: 228
Tema: Organização e Processos para Inovação

 

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Gestão da Inovação: Estudo da Percepção dos Gestores Quanto Aos Cinco Pilares da Inovação
 

O objetivo desse trabalho foi investigar a percepção dos profissionais da inovação quanto aos elementos necessários para concretizar os resultados da inovação. Um novo elemento é introduzido aos quatro pontos do diamante da inovação (Cooper, 2005), apresentado-se o conceito dos cinco pilares da inovação: orientação para o mercado, estratégia da inovação, cultura da inovação, gestão de projetos e gestão de portfólio de projetos. Pesquisou-se como os gestores e pesquisadores priorizam os pilares.

Com o objetivo de aumentar o índice de sucesso nos lançamentos de produtos no mercado e minimizar custos e prejuízos envolvidos no expressivo índice de fracassos atual, pesquisou-se como a inovação está sendo realizada nas empresas e na academia e como os gestores percebem e definem os elementos necessários para a inovação. A oportunidade de melhorar e qualificar as perspectivas de avanço nesta área passa pela investigação da percepção destes profissionais e pesquisadores.

Uma pesquisa global da Nielsen (2013), com 58 países, reportou que dois em cada três produtos de consumo lançados no mundo fracassam e são retirados do mercado após um ano. Para aumentar o índice de lançamentos bem sucedidos e minimizar custos e prejuízos envolvidos, precisamos pesquisar como os gestores percebem e definem os elementos necessários para a inovação. A receita para alcançar o sucesso é proporcionar e manter cada um dos cinco pilares que sustentam a inovação na organização.

Pesquisa com abordagem quali- quantitativa, desenvolvimento de questionário baseado no conceito dos cinco pilares da inovação. Amostra selecionada por conveniência, com objetivo de explorar a percepção de gestores, profissionais e acadêmicos, da área de inovação. Os dados foram analisados por Teste de Friedman para ordenação. Foi utilizada a técnica de análise de agrupamentos aglomerativa hierárquica e a Análise de Componentes Principais (ACP) para interpretação da importância dos cinco pilares.

Os resultados destacaram a relevância dada aos resultados mercadológicos por gestores e P&D e o menor interesse da academia para estas questões. Identificou-se uma população heterogênea e segmentada em 3 grupos: 47% priorizaram Orientação para o Mercado, Estratégia e Cultura da Inovação, formado por gestores experientes; 32% valorizaram a Estratégia da Inovação, maioria acadêmicos e 21% priorizaram Gestão de Projetos e de Portfólio, representado por profissionais de P&D.