RESUMO
Código: 233
Tema: Jogos de Empresas

 

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Estrutura de Mercado e Convergência de Preços: Um Estudo Com Jogos de Empresas
 

Pesquisas desenvolvidas de forma paralela e em áreas distintas têm incorporado diversos aspectos comportamentais em formulações teóricas. A inspiração desses avanços pode relacionar-se à observação empírica de decisões arbitrárias e não lucrativas por parte de gestores (HAMPTON, 1992, p. 231).

Apesar das pesquisas com jogos de empresas e com economia experimental utilizarem-se de ambientes laboratoriais, estudos anteriores não exploraram a proximidade destas áreas. O objetivo deste estudo foi verificar se a estrutura de mercado (monopólio ou oligopólio), como preconiza a teoria econômica (Pindyk e Rubinfeld, 2010),afeta a convergência dos preços praticados em uma indústria.

Aa revisão bibliográfica foi pautada nos temas de Estrutura de Mercado, Economia Experimental e Jogos de Empresas.

Um experimento laboratorial foi conduzido em três indústrias gerenciadas por estudantes de cursos distintos durante 8 ciclos de decisão.

Os resultados do estudo conduzido sob a metodologia da Economia Experimental (Chamberlin, 1948) indicaram alinhamento com o estudo seminal de Smith (1962).