RESUMO
Código: 236
Tema: Abordagens Relacionais às Organizações

 

Abrir
Arquivo

 
Cultura, Redes e Governança Na Indústria do Conhecimento
 

A revisão de literatura sobre Custos de Transação levou à formulação de pressupostos: a natureza de curto prazo do mercado à vista confere menos oportunidades para o desenvolvimento de valores compartilhados, levando a culturas mais fracas se comparadas aos clãs; uma cultura fraca deve ser encontrada em um mercado e uma forte no clã; a coexistência de mecanismos de governança dentro das mesmas fronteiras organizacionais enfraquecerá a cultura geral e/ou favorecerá a emergência de subculturas.

O objetivo deste trabalho é fazer uma contribuição à pesquisa sobre Governança por meio do estudo de características de Redes Sociais e da Cultura Organizacional em três organizações brasileiras na Indústria do Conhecimento. A primeira é uma hierarquia, mas possui elementos de clã. A segunda mescla contratos e hierarquias e a terceira não envolve contratos, hierarquias, nem clãs.

As categorias originais de governança de Williamson (1975, 1996) são: mercado à vista; contratos e hierarquias. Ouchi (1975) acrescentou o clã, em que membros abdicam da conveniência contratual de ter padrões especificando os limites da transação e dispensam a conveniência hierárquica de confiar a supervisores o bem-estar da organização. No Paradigma dos Custos de Transação, a relação entre modalidades de governança e aspectos organizacionais menos tangíveis tem recebido pouca atenção.

Investigamos três coletividades no Estado de São Paulo. Em uma, membros têm vínculos empregatícios em diferentes instituições. Na outra são empregados. A terceira contém funcionários contratados e de longo prazo. O questionário Perfil de Valores Agregados (PVA) foi utilizado para medir a cultura organizacional. Dados sobre Redes Sociais foram coletados usando o método de apresentar uma lista contendo os nomes dos respondentes e solicitar informações sobre contatos adjacentes.

A Rede de Normas apresenta atributos culturais esperados em mercados. A ênfase nas Relações de funcionários do Instituto é diferente do pensamento ortodoxo sobre Custos de Transação. A densidade da rede das coletividades aumenta da Rede de Normas ao Instituto e desse à Faculdade de Agricultura, comprovando que a manutenção de sistemas complexos de governança exige altos índices de interação social direta. A força dos elos aumenta da rede para os regimes de contrato e hierarquia.