RESUMO
Código: 239
Tema: Logística e Cadeia de Suprimentos

 

Abrir
Arquivo

 
A Relação Entre Colaboração e Desempenho Operacional: Uma Análise no Setor de Bens de Capital.
 

O ambiente competitivo atual é marcado por frequentes mudanças e pelo atendimento as demandas dos clientes, levando as empresas a buscar estratégias com o objetivo de aumentar as suas capabilidades operacionais. A indústria brasileira sofreu com a migração de fábricas para o exterior e com o “custo Brasil” que contribui com a ineficiência, assim a colaboração na cadeia de suprimentos pode ser adotada como uma estratégia para aumentar as capabilidades e levar a um melhor desempenho operacional.

A colaboração entre empresas compradora e vendedora de uma mesma cadeia de suprimentos, nas empresas do setor de bens de capital instaladas no Brasil, leva a um melhor desempenho operacional? A pesquisa visa identificar as capabilidades operacionais, os direcionadores da colaboração e existência da gestão da cadeia de suprimentos no setor, buscando desenvolver um modelo teórico que relaciona colaboração com desempenho operacional, aumentando a base de literatura sobre práticas colaborativas.

A cadeia de suprimentos (CS) pode ser entendida como uma rede de organizações com o objetivo de produzir valor ao cliente. O gerenciamento da cadeia é um processo que busca administrar o fluxo de informações, materiais, serviços e de atividades com o propósito de aumentar o desempenho. A colaboração na CS requer objetivos comuns, o compartilhamento de informações e de recursos. A CS com alto nível de colaboração melhora as capabilidades operacionais, contribuindo com o desempenho operacional.

A 1ª fase consiste no levantamento bibliométrico com revisão da literatura sobre colaboração, capabilidades operacionais e desempenho operacional. Na 2ª fase se pretende validar o modelo e a relação entre os constructos através de entrevistas e análise de conteúdo. Na 3ª fase, com base na análise de conteúdo das entrevistas, será utilizado o método quantitativo com envio de questionários estruturados para uma amostra de empresas associadas a ABIMAQ e posterior tratamento estatístico dos dados.

Foram selecionados artigos na base ABI/Inform Proquest Complete contendo as palavras chave cadeia de suprimentos e colaboração. Resultaram nesta seleção 6.800 artigos. Novo filtro, relacionando agora cadeia de suprimentos, colaboração e capabilidade operacional resultou em 87 artigos que serão classificados pelo fator de impacto e Qualis CAPES . Em relação às demais fases espera-se mostrar a relação entre colaboração na cadeia de suprimentos, capabilidades operacionais e desempenho operacional.