RESUMO
Código: 241
Tema: Estratégia e sustentabilidade

 

Abrir
Arquivo

 
Pesquisa Bibliométrica em Artigos Científicos Nas Bases de Dados Scielo e Spell Sobre Administração do Terceiro Setor
 

Com o desenvolvimento do Terceiro Setor no Brasil e com todas as mudanças que vem ocorrendo, mostra-se relevante o estudo para que seja difundido conhecimento sobre este setor, a respeito dos processos administrativos e gerenciais, sobre sua atuação na atualidade. Este estudo procura apresentar os assuntos que acompanham este tema e demostrar através de uma análise bibliométrica os estudos produzidos sobre o assunto, bem como quais as lacunas existentes para abordagem de novos temas

O problema de pesquisa estabelecido é: Quais são as estruturas de desenvolvimento, metodologia e as contribuições dos artigos listados nas bases SCIELO e SPELL sobre o Terceiro Setor desde 2004 até 2013? O objetivo geral deste trabalho visa analisar as estruturas de desenvolvimento, metodologia, contribuições e lacunas dos artigos listados nas bases SCIELO e SPELL sobre o Terceiro Setor desde 2004 até 2013.

Análise da literatura sobre terceiro setor, análise bibliométrica e administração do terceiro setor. Apresenta-se a importância desse setor no cenário nacional atual, suas particularidades e diferenciações, bem como alguns aspectos legais. São pontuadas as ferramentas administrativas adequadas ao setor e as particularidades da bibliometria, com demonstração da técnica utilizada.

Pesquisa exploratória, qualitativa, descritiva e utilização da análise bibliométrica.A metodologia adotada para a concretização da pesquisa se caracteriza como exploratória, de acordo com Gil (2010).A pesquisa também se define como qualitativa, segundo Diehl (2004). A técnica bibliométrica é usada por oferecer o levantamento técnico das bibliografias(ARAUJO, 2006). Não se considerou quantitativa devido ao fato de não serem feitas análises quantitativas dos artigos.

Verifica-se através das lacunas encontradas que pode-se ainda realizar muitos estudos sobre o tema, pois apresenta vastas possibilidades de criação de conteúdo cientifico e que servirão como base para pesquisas futuras no terceiro setor, visto que as lacunas mostram as áreas ou temas em que há necessidade de exploração, analise de praticas, processos e desenvolvimento de novos conteúdos, que auxiliaram na gestão e administração do Terceiro Setor.