RESUMO
Código: 253
Tema: A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

 

Abrir
Arquivo

 
Empreendedorismo Feminino e O Processo de Criação de Empresas: Estudo de Casos Múltiplos em Aracaju, Se.
 

Os estudos sobre empreendedorismo destacam a importância que a criação de novas empresas tem para o impulsionar o crescimento econômico e a geração de empregos. De acordo com o relatório GEM realizado em 2013, mais de metade dos empreendedores no Brasil são do sexo feminino.

Este estudo teve como objetivo analisar o processo de criação de novos negócios por mulheres empreendedoras em Aracaju, SE. Especificamente delineou o perfil das mulheres que criaram seus negócios, identificou as características desses empreendimentos; examinou as atividades relacionadas a descoberta da oportunidade; identificou as atividades relacionadas a decisão de criação do negócio e planejamento e, finalmente, verificou as atividades relativas à exploração dessas oportunidades.

O empreendedorismo é destaca-se como um fenômeno multifacetado. Algumas abordagens focam no indivíduo empreendedor, outras no negócio criado por eles, ou em seu processo de criação. Diversos são os fatores que motivam as mulheres a iniciar um negócio, tais como: autorrealização, independência financeira, educação, estabilidade financeira e necessidade de forma de sobrevivência.

Foi realizado estudo de casos múltiplos com três empreendedoras na cidade de Aracaju, SE.

Pode ser observado que os negócios foram criados por empreendedoras jovens, influenciadas pela experiência anterior, de seus sócios ou de familiares. Observou-se que essas empreendedoras levaram pouco tempo entre a decisão de criar o negócio e seu início. Buscaram informações do mercado onde atuariam e os negócios foram financiados com recursos próprios e/ou com a ajuda de familiares.