RESUMO
Código: 259
Tema: Métodos e Técnicas de Pesquisa

 

Abrir
Arquivo

 
O Uso de Entrevistas de Viés Etnográfico: Contribuições do Método Para Estudos de Lazer
 

O método etnográfico foi concebido nas ciências sociais, sendo utilizado na investigação da realidade de grupos de pessoas dentro de seu contexto cultural. Segundo Denzin e Lincoln (2000), em meados da primeira metade do século XX, pesquisadores da Escola de Chicago nos Estados Unidos se valeram das técnicas oferecidas pelo método etnográfico para estudar diversos grupos de pessoas, absorvendo, portanto, o método para estudos também nos espaços urbanos, em seus diferentes contextos.

Este artigo buscou observar as contribuições que o método de entrevistas de viés etnográfico pode oferecer ao processo de desenvolvimento de uma pesquisa qualitativa, investigando suas potencialidades para estudos que abordem a temática do lazer. O propósito foi avançar no aprofundamento do conhecimento sobre o uso do método em estudos relacionados ao consumo e ao lazer, buscando contribuir para o processo de aplicação do método e interpretação dos dados coletados na pesquisa.

O método etnográfico se caracteriza pela possibilidade de compreender questões culturais e/ou sociais subjacentes ao comportamento e às experiências das pessoas inseridas em um grupo cultural ou social.Elliott e Jankel-Elliott (2003) observam que o uso do método no marketing recebe uma classificação distinta:“quasi-ethnography” ou “commercial ethnography”, dado a sua necessidade da adaptação à realidade da área, chamada por muitos pesquisadores no Brasil de pesquisa de viés ou estilo etnográfico

Denzin e Lincoln (2000) sublinham que as entrevistas permitem gerar categorias a partir da vivência do informante.As perguntas abertas da entrevista em profundidade favorecem que seja estabelecida conversa direta na qual interação entre entrevistador e entrevistado permite a maior penetração na realidade do universo pesquisado.Jorgensen (1989) destaca a possibilidade de identificar as particularidades dos grupos pela inter-relação dos indivíduos, favorecendo a visualização de suas perspectivas.

Os resultados da análise das pesquisas apontam que a capacidade de entender o fenômeno a partir da descrição dos fatos realizada pelos entrevistados é um dos eixos em que se compreende mais profundamente a realidade pesquisada. O método favorece, em suas descrições narrativas, informações que estudos quantitativos, por exemplo, teriam muita dificuldade de penetração. Isso não significa, contudo, que a racionalidade do pesquisador seja restringida para ceder aos dados que emergem nas entrevistas.