RESUMO
Código: 26
Tema: Desempenho Social Corporativo (CSP)

 

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Impacto da Sustentabilidade Empresarial no Custo de Capital Próprio das Empresas Brasileiras
 

A Sustentabilidade Empresarial tem sido tema de vários estudos, visto que com o aumento dos problemas ambientais gerados pelo crescimento desordenado, os stakeholders ficaram mais conscientes da importância da defesa do meio ambiente, além da preocupação com o crescimento econômico e da preocupação com a sociedade. Desse modo, o conceito de empresa sustentável culmina na gestão empresarial comprometida com as demandas da sociedade (Barbieri e Cajazeira, 2009).

A partir da importância dada à Sustentabilidade Empresarial, esse estudo tem o objetivo de analisar o efeito da Responsabilidade Social Empresarial no custo de capital próprio das empresas brasileiras. O resultado da análise pode ajudar os gestores a entender o efeito do investimento em Responsabilidade Social Empresarial nos custos financeiros da firma e isso pode ter implicações para o planejamento estratégico da empresa.

A fundamentação teórica envolveu os temas como sustentabilidade empresarial; desempenho econômico como dimensão da sustentabilidade empresarial; relações entre responsabilidade social empresarial e desempenho, observando as relações positivas, negativas e neutras; custo de capital próprio, observando o modelo de Fama&French, e Índice de Sustentabilidade Empresarial.

Para a estimativa do custo de capital próprio das empresas, foi usado o modelo de 3 fatores de Fama&French (1993). Foi estimado o custo de capital próprio das empresas do Ibovespa, representativo do mercado e das empresas participantes da carteira do ISE, representativa da responsabilidade social corporativa, para o período de 2005 a 2009. Foi feita uma regressão observando se a presença da empresa no ISE afetara o custo de capital próprio dela.

Como principais resultados, notou-se que, na maioria dos anos estudados, não foi significativa a queda no custo de capital próprio das empresas que fazem parte do ISE, apontando para uma relação neutra entre o investimento em Responsabilidade Social Empresarial com indicadores financeiros da firma, como o custo de capital próprio analisado.