RESUMO
Código: 260
Tema: Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho

 

Abrir
Arquivo

 
Práticas de Educação Empresarial e Seu Impacto Nos Resultados Financeiros das Organizações
 

Para Eboli a educação corporativa não age somente nas pessoas, mas nos processos organizacionais e na cultura de alto desempenho na busca de resultados organizacionais. Um trabalho em andamento na busca de execução das estratégias da empresa, além de ser um laboratório de aprendizagem para a organização é um instrumento de educação permanente . Esse contexto estimula a medição da influência da educação corporativa nos resultados da empresa, especialmente financeiros, ainda que isso seja complexo

Não investir em educação corporativa (empresarial) pode prejudicar o resultado financeiro da organização, tornando-se um problema relevante a ser gerenciado e investigado. neste contexto os objetivos foram:analisar o impacto da educação corporativa (treinamento gerencial) sobre o patrimônio líquido (TIR) e comparar os resultados organizacionais antes e após o treinamento e desenvolvimento dos gestores.

Os programas de treinamento e desenvolvimento tornaram-se essenciais para a sobrevivência e competitividade das organizações Não existe uma fórmula estável para traduzir possíveis resultados de aprendizagem. Mesmo assim, reforça-se que indicadores específicos podem ser utilizados. Um exemplo seriam as taxas de retorno, capazes de medir a influência de TD&E no desempenho das empresas.

pesquisa descritiva, laboratorial, participativa e com abordagem quantitativa Foi usado o formulário para tomada de decisões (Sauaia, 2010, p.54) e os Relatórios Gerenciais - demonstrativos financeiros aplicados ao simulador (SAUAIA, 2010, p.56, 57).

comparando a taxa interna de retorno sobre o patrimônio líquido (TIR), do T5 do jogo um em relação ao T5 do jogo cinco, verificou-se um ganho de 50% (1,68% para 2,46%). Segundo Eboli (1999, p.59) a missão da educação corporativa é formar e desenvolver os talentos humanos na gestão dos negócios, promovendo a gestão do conhecimento organizacional (geração, assimilação, difusão e aplicação), por meio de um processo de aprendizagem ativa e contínua.