RESUMO
Código: 276
Tema: Marketing, Sociedade e Outros Temas

 

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Adoção da Inovação de Baixo Desempenho no Mercado de Baixa Renda
 

O tema inovação está intimamente relacionado com alta tecnologia, modernidade e sofisticação, que reflete em altos custos de P&D e consequentemente acarretam em altos preços aos consumidores. Tendo em vista o crescimento e aumento do poder de compra dos consumidores da BOP, se torna necessário pesquisar as características da inovação neste contexto. Portanto, o objetivo do artigo é: investigar a adoção da inovação de baixo desempenho no mercado de baixa renda.

Considerando que o desenvolvimento do produto é uma atividade fundamental para a economia baseada no mercado, e que o bem estar dos consumidores da base da pirâmide exige inovações na acessibilidade dos bens e serviços, há uma lacuna substancial na literatura no que se refere ao desenvolvimento de produtos para base da pirâmide. Portanto, o problema de pesquisa que direciona o presente estudo é: como a intensidade e a adoção da inovação se configuram no mercado da base da pirâmide?

As inovações de baixo desempenho abordadas no presente estudo são: inovação disruptiva e inovação reversa. A inovação disruptiva se caracteriza por ser posicionada inicialmente para consumidores menos exigentes que não possuem produtos e serviços acessíveis que satisfaçam suas necessidades. A inovação reversa são inovações desenvolvidas em países emergentes, com tecnologias dos países emergentes para suprir as necessidades dos consumidores de países emergentes.

Pretende-se realizar de 8 a 10 entrevistas individuais de 2 a 3 entrevistas em grupo com intuito de explorar como se caracteriza a inovação de baixo desempenho e como ela é adotada no mercado de baixa renda. Posteriormente pretende-se realizar uma Modelagem de Equações Estruturais para identificar um modelo que melhor descreva a adoção da inovação. Por fim, pretende-se realizar um experimento para identificar quais mecanismos potencializam a adoção da inovação no mercado da BOP.

Para as entrevistas em profundidade a as entrevistas em grupo pretende-se utiliza o software NVIVO10 para realização da análise de conteúdo. Para a modelagem de equações estruturais pretende-se utilizar o SPSS e o AMOS com base nas covariâncias. Para os experimentos pretende-se utilizar o modelo GLM (General Linear Model).