RESUMO
Código: 28
Tema: Estratégia Competitiva

 

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Estratégias Competitivas e Desempenho Econômico-financeiro de Empresas Brasileiras
 

As organizações adotam estratégias para delimitar procedimentos competitivos e abordagens para a expansão. Miles et al. (1978) desenvolveram a conceituação e a segregação das tipologias estratégicas, que foram separadas em defensora, prospectora, analisadora e reativa. As organizações podem ser caracterizadas por quatro tipologias estratégicas e estudos mostram que o desempenho pode ser afetado pelas diferentes escolhas estratégicas (HAMBRICK, 1983; GULINI, 2005; FISS, 2011).

Qual a influência das estratégias competitivas, de acordo com a tipologia de Miles e Snow, sobre o desempenho econômico-financeiro de empresas brasileiras? Assim, a fim de responder esta problemática, o objetivo do estudo é analisar a influência das estratégias competitivas de acordo com as tipologias de Miles e Snow no desempenho de empresas brasileiras.

Para fundamentar o presente estudo, o referencial teórico aborda as estratégias competitivas e as conceituações das tipologias estratégias expostas por Miles et al. (1978), para compreender a possível influência e ocorrência nas organizações. Também foi abordada a relação entre desempenho empresarial e estratégias com o intuito de evidenciar conceitualmente suas influências. Por fim, estudos correlatos foram apresentados para contribuir com os resultados desta pesquisa.

A pesquisa é exploratória, documental e quantitativa. A amostra é composta por 39 empresas do setor de consumo não-cíclico, listadas na BM&FBovespa, no período de 2013, que possuíam todos os dados necessários para a realização deste estudo. A escolha de um único setor é baseada na argumentação de que as tipologias estratégicas são improváveis que acolham todas as formas organizacionais e o setor foi escolhido devido suas especificidades estratégicas. Na análise dos dados, foi aplicada a (ANOVA).

Os resultados apontam que a maioria das empresas adotam estratégia prospectora corroborando com estudos anteriores (PEINADO; FERNANDES, 2012; SOMAVILLA; MACHADO; SEHNEM, 2013). Os resultados da ANOVA indicaram que as estratégias competitivas apresentaram relação significante ao nível de 5% com os indicadores de desempenho de liquidez corrente e liquidez seca. Nesses indicadores, a estratégia que apresentou maior média foi a analítica.