RESUMO
Código: 291
Tema: Inovação em Administração Pública

 

Abrir
Arquivo

 
Inovação Na Administração Pública: Um Meta Estudo dos Anais do Enanpad.
 

Administrar o que é público constitui um desafio desde a antiguidade, portanto investigar e compreender a natureza, os objetivos e os meios da administração pública, é condição essencial para que a mesma possa assumir caráter determinante nos rumos da sociedade. Existem diversas experiências inovadoras que se desenvolveram na transição dos modelos de administração pública, essas inovações são uma combinação única que altera certas características do governo.

O presente artigo tem como objetivo identificar as inovações na administração pública presentes na transição dos modelos de administração burocrática para o gerencial e do modelo gerencial para o societal, a partir de um levantamento quantitativo da incidência de estudos sobre a temática nos anais do EnAnpad – Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração.

O modelo burocrático surgiu no século XIX, tem foco nos processos, se orienta por meio do poder racional-legal, da impessoalidade, da hierarquia funcional e é suscetível a graves disfunções. Logo após, inicia-se o modelo gerencial, o qual tem como principal objetivo transformar o Estado em uma organização flexível e eficiente. Por fim, apresenta-se o modelo de gestão social, que traz uma abordagem que propõe uma ligação estreita entre o sistema governamental e o ambiente que o circunda.

O presente artigo utilizou princípios da abordagem de meta estudo para estabelecer uma síntese dos estudos de inovação na gestão pública. O desenvolvimento desta pesquisa valeu-se dos artigos contidos nos anais eletrônicos disponíveis do evento EnANPAD (no período de 1997 a 2012). A partir do marco teórico, da leitura do resumo e da introdução dos artigos foi possível selecionar, 251 artigos que tratavam de aspectos advindos da inovação dos modelos de administração pública.

A administração pública não está isenta de pressões por mudanças, as inovações propostas começam a entrar na pauta dos estudos acadêmicos, isso pode ser percebido pelo aumento no número de trabalhos apresentados sobre os mecanismos inovadores nas realizações mais recentes do EnANPAD. Ao fazer-se um levantamento geral dos artigos analisados, encontra-se uma representatividade de 17 %, perante todos os trabalhos relacionados a administração pública.