RESUMO
Código: 30
Tema: Temas emergentes e modismos em gestão de pessoas

 

Abrir
Arquivo

 
Análise dos Sistemas de Trabalho de Alto Envolvimento (stae) Nas Micro e Pequenas Empresas Brasileiras (mpe´s).
 

A estratégia de gestão de pessoas é um dos fatores que podem impactar o sucesso de longo prazo das organizações (FABI et al., 2009). Para analisar a estratégia de gestão de pessoas utilizadas pelas MPEs foi utilizada a variável denominada de Sistemas de Trabalho de Alto Envolvimento (STAE). Trata-se de uma variável que vem sendo estudada internacionalmente, possui escala validada e é considerada uma evolução das estratégias de gestão de pessoas na atualidade.

O objetivo deste estudo foi analisar o nível envolvimento dos colaboradores com as estratégias adotadas pelas MPE´s, na percepção dos proprietários, por meio da análise da dos Sistemas de Trabalho de Alto Envolvimento (STAE) empregados nas micro e pequenas empresas.

(DOODY, 2007). De uma maneira geral, os Sistemas de Trabalho de Alto Envolvimento (STAE) podem ser entendidos como uma estrutura organizacional que congrega trabalho, pessoas, tecnologias e informações de maneira a otimizar a congruência e a adequação entre elas. Essa inter-relação tem a finalidade de produzir alto desempenho em termos de respostas eficientes às exigências dos clientes e de outras demandas ou oportunidades detectadas no ambiente externo (NADLER et al., 1994).

A investigação teve o caráter quantitativo. Para levantamento de dados, propôs-se uma Survey. O universo de pesquisa foi composto por 3.108.608 empresas de micro e pequeno porte. Essa pesquisa teve o apoio do Grupo de Estudo com Proprietários, Representantes dos Proprietários e Altos Executivos (GEPRA). Os Sistemas de Trabalho de Alto Envolvimento foram mensurados pela adaptação da escala de Ciavarelha (2003). As estatísticas empregadas foram: Fatorial, descritiva e de cluster.

A escala de Sistemas de Trabalho de Alto Envolvimento (STAE) foi composta por seis variáveis, obtendo um KMO geral igual a 0,761 e um Alpha de Crombach de 0,742. Observou-se que 54,1% das MPE´s possuem um nível mediano de STAE, seguido por 37,6% que possui um alto nível de STAE e, por 8,3% de baixo STAE. Ao efetuar a análise cluster obtiveram-se três agrupamentos: empresas de alto, médio e baixo STAE.