RESUMO
Código: 301
Tema: Empreendedorismo Social

 

Abrir
Arquivo

 
Empreendedorismo Social, Economia Solidária e Cidadania no Contexto dos Catadores Cooperados de Materiais Recicláveis
 

Os empreendimentos sociais são tidos como uma intervenção social por meio da implantação de formas alternativas de produção econômica relacionada à participação social e democrática. (BOSE, 2012). Uma cooperativa de reciclagem é uma iniciativa de empreendedorismo social. O estudo focaliza a cidadania de um grupo de catadores vinculados a uma cooperativa de reciclagem. Dallari (2004) explicita que é por meio da cidadania que se afirma os direitos fundamentais dos seres humanos.

Os empreendimentos sociais inserem os conceitos de emancipação e cidadania (BOSE, 2012). Diante disto, o problema de pesquisa é: Qual é a percepção dos catadores cooperados quanto às questões de cidadania? Uma cooperativa de reciclagem é uma forma de organização coletiva que promove o exercício da cidadania. Sendo assim, este estudo se propõe a analisar o exercício da cidadania no contexto dos catadores cooperados.

Os catadores vivem em uma condição de pobreza singular e buscam uma forma de inserção no mundo social e do trabalho, realizando uma atividade muito relevante para o meio ambiente e para sociedade (MEDEIROS; MACÊDO, 2006). Dallari (2004) expõe que a cidadania é um aglomerado de direitos que dá a chance a pessoa de participar ativamente da vida e do governo. A cidadania exige um elo de natureza diferente, um sentimento de participação em uma comunidade.

A pesquisa é descritiva com abordagem qualitativa. Foi realizado um estudo de caso na COOREPA – Cooperativa Recicla Paranaíba, que possui destaque estadual. Foram entrevistados dez catadores. O roteiro semiestruturado se baseou nas categorias de análise: caracterização da cooperativa; perfil do catador; adesão a este trabalho; meio ambiente; saúde e riscos; dificuldades da profissão; melhorias no trabalho e visão sobre quem é o catador. No tratamento dos dados foi utilizada análise de conteúdo.

Os catadores entrevistados aderiram à atividade por necessidade, percebem sua contribuição para o meio ambiente, sabem dos riscos da atividade, associam saúde à higiene e condições de trabalhar e citam a baixa renda gerada. As dificuldades apontadas são muitas, porém as cooperativas de reciclagem promovem o exercício da cidadania, visto que passam a ter benefícios, parceiros e suporte, além de oferecer melhores condições de trabalho se comparados com atividade autônoma.