RESUMO
Código: 303
Tema: Apreçamento de ativos

 

Abrir
Arquivo

 
Efeitos do Fim da Política Monetária Expansionista dos Eua Sobre A Taxa de Juros, Câmbio e Inflação no Brasil
 

Em 2013 o Federal Reserve anunciou o fim dos estímulos monetários, sinalizado então pelo aumento na taxa de juros norte-americana. Tendo em vista um cenário que comporta uma rede complexa de interdependência, a previsão inicial que se faz para economias emergentes é a de um efeito inverso ao que se deu a resposta à crise, mas ainda é incerto o grau de repasse de uma mudança da política monetária norte-americana para as variáveis macroeconômicas brasileiras.

A pesquisa tem como objetivo verificar quais os impactos para o Brasil desse novo cenário de contração da liquidez internacional, fazendo para tanto uma análise sobre a taxa de juros, o câmbio e a inflação. O problema de pesquisa, portanto, consiste em mensurar os efeitos da política estadunidense sobre a taxa de juros, a taxa de câmbio e a inflação no Brasil.

O referencial teórico dessa pesquisa tem como base alguns instrumentais da teoria macroeconômica, em que primeiramente se faz necessário contemplar o papel da política monetária e como ela se insere no cenário de crise da economia norte-americana para depois avaliar seus mecanismos de transmissão para o câmbio e estabelecer as relações e os modelos que serão utilizados.

Para a consecução dos objetivos da pesquisa, serão desenvolvidos três modelos de regressão linear simples em seu formato estático e dinâmico, utilizando o estimador de mínimos quadrados generalizados por meio do estimador robusto de Newey-West, que mantém o nível da distribuição do estimador, mas modifica o estimador da variância desta.

A partir dos modelos inferidos nesse trabalho, verificou-se um processo de reprecificação de ativos na economia brasileira a partir de uma mudança na política monetária dos EUA. Com o ciclo de aumento de juros nesse país, espera-se uma elevação na curva de juros futuro, uma desvalorização do câmbio e um repasse incompleto desta para os preços domésticos no Brasil.