RESUMO
Código: 307
Tema: Contabilidade financeira e gerencial

 

Abrir
Arquivo

 
Disclosure e Materialidade: Evidências Nos Ativos Intangíveis dos Clubes Brasileiros de Futebol
 

O processo de convergência às normas internacionais conduziu a contabilidade a uma série de exigências de divulgação praticamente inexistentes até então. Dentre elas, destacam-se as informações relativas aos ativos intangíveis, dado o aumento da materialidade de seus valores na composição do patrimônio das empresas. As mudanças ocorridas procuraram aprimorar a utilidade da informação contábil para usuários externos. O conceito de utilidade está associado à materialidade da informação contábil.

Considerando os intangíveis como os principais ativos dos clubes de futebol e que essa representatividade conduziu a busca pela qualidade da informação contábil, uma vez que tais ativos seriam relevantes para o processo decisório questiona-se: Qual a correlação existente entre a materialidade dos ativos intangíveis e o disclosure dessa classe de direitos nos clubes brasileiros de futebol? Busca-se examinar se a materialidade dos intangíveis induz o nível de evidenciação dos clubes.

A principal inovação introduzida pelo processo de convergência às normas internacionais é que a prática contábil brasileira passa a se basear mais na interpretação dos pronunciamentos do CPC do que na mera aplicação de regras. O mero cumprimento de regras não corresponde aos critérios da materialidade, já que fatores qualitativos, considerados relevantes para a organização, podem não ser exigidos nem divulgados, afetando a qualidade das decisões e da informação contábil.

O nível de disclosure do ativo intangível foi mensurado através de análise de conteúdo realizada nas demonstrações contábeis e suas respectivas notas explicativas e relatórios de auditoria. Elaborou-se um checklist, através do qual foi possível atribuir pontuação correspondente à razão entre o número de itens divulgados por cada clube e a quantidade de itens exigidos no CPC 04(R1). A materialidade do ativo intangível foi mensurada através da razão entre o Ativo Intangível e o Ativo Total.

O poder explicativo do modelo, R² ajustado, é significante em 37,1%. Infere-se que há correlação positiva entre o nível de disclosure e a materialidade do ativo intangível ao nível de significância de 5%. O coeficiente da materialidade do ativo intangível para explicar o disclosure é 0,302, sugerindo que a evidenciação concentra-se na materialidade da informação e esta, não sendo considerada relevante, é omitida. Isso implica em informação mais transparente e compreensível para as decisões.