RESUMO
Código: 31
Tema: Comportamento do Consumidor - Estudos Descritivos Quantitativos

 

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A Influência das Embalagens no Comportamento do Consumidor de Alimentos
 

A revisão bibliográfica é o primeiro passo para a construção de conhecimento científico. Por meio desse processo é que se encontram lacunas e oportunidades para novas teorizações e pesquisas empíricas. Uma análise inicial revela carência de conhecimento sobre a influência das embalagens no comportamento do consumidor de alimentos, e, especificamente, de revisão bibliográfica que abarque essa temática. Ademais, a contribuição do artigo se realiza mediante uma revisão bibliográfica sistemática.

O artigo analisa a influência das embalagens no comportamento do consumidor de alimentos presente na produção científica por meio de uma revisão bibliográfica sistemática. Contudo, não foram analisados apenas trabalhos com o objetivo de identificar a influência da embalagem, analisou-se também produções nas quais as embalagens não estavam no objetivo, mas apareceram nos resultados como fator importante para a tomada de decisão de compra.

Reunindo as produções com a metodologia semelhante à deste trabalho, tem-se um direcionamento mais consistente para esta pesquisa. Os trabalhos de Chandon e Wansink (2010), Spink, Singh e Singh (2011) e Chandon e Wansink (2012) corroboram a importância das revisões bibliográficas e ampliam a discussão sobre a influência da embalagem no comportamento dos consumidores de alimentos e como eles conseguem assimilar e compreender corretamente informações contidas nas embalagens.

A pesquisa é descritiva e realizada através de uma revisão bibliográfica sistemática por buscar explorar a produção científica em determinada área do conhecimento (ou áreas) e acerca de temas delineados a priori. Foram analisados 49 artigos sobre o tema, selecionados mediante procedimentos sistemáticos nas bases Web of Science, JSTOR e SciVerse Scopus. A produção foi agrupada em: i) Embalagem como objeto de estudo - 24 artigos e ii) Embalagem citada nos resultados das pesquisas - 25 artigos.

Identificou-se nos trabalhos que elementos da embalagem como design, tamanho, rótulo, informações e outros influenciam no comportamento de compra do consumidor de alimentos e extrapola o campo de conhecimento do marketing impactando na saúde dos consumidores como atestou publicações na área das ciências da saúde. Existem também diversas pesquisas que focam temas com forte presença na produção científica atual como qualidade de vida, produção sustentável de alimentos e novos hábitos de consumo.