RESUMO
Código: 312
Tema: Empreendedorismo Social

 

Abrir
Arquivo

 
Empreendedorismo Social e Negócios Sociais: Revisão Crítica e Agenda de Pesquisa
 

Esse estudo inspirou-se em duas pesquisas bibliométricas anteriores sobre os negócios sociais (SASSMANNSHAUSEN e VOLKMANN, 2013; TISCOSKI, ROSOLEN e COMINI, 2013). Para Araújo (2006), a validade de estudos bibliométricos que tenham caráter exclusivamente quantitativo é questionável. O autor argumenta que a bibliometria tradicional é uma técnica útil, mas que deve ser adotada em conjunto com métodos qualitativos fornecidos pelas ciências sociais.

Problema: pretende-se contribuir com uma investigação complementar aos estudos anteriores, buscando-se explorar aspectos que não foram tratados, como o levantamento de lacunas a partir da análise de conteúdo. Objetivos: a) Avaliar sistematicamente o desenvolvimento teórico e empírico de Empreendedorismo Social e de Negócios Sociais; b) Propor uma agenda de pesquisa incorporando a análise dos principais resultados encontrados dentro do tema; c) Prover recomendações para uma futura agenda de pesq.

Múltiplas abordagens teóricas estão sendo utilizadas como lentes pelos pesquisadores, de tal forma a buscar modelos explicativos e analíticos para os negócios sociais (COMINI; BARKI e AGUIAR, 2012; DACIN; DACIN e MATEAR, 2010; MAIR e MARTÍ, 2006).Empreendedorismo social (BORZAGA, DEPEDRI e GALERA, 2012; SASSMANNSHAUSEN e VOLKMANN, 2013; TISCOSKI, ROSOLEN e COMINI, 2013; GAWELL, 2013).

Esse estudo inspirou-se em duas pesquisas bibliométricas anteriores sobre os negócios sociais (SASSMANNSHAUSEN e VOLKMANN, 2013; TISCOSKI, ROSOLEN e COMINI, 2013). Para Araújo (2006), a validade de estudos bibliométricos que tenham caráter exclusivamente quantitativo é questionável. Utilizou-se uma pesquisa do tipo exploratória, de cunho misto, qualitativo quanto à parte bibliográfica e análise de conteúdo e quantitativo na parte correspondente à estatística descritiva.

Foi possível apresentar ao longo do trabalho os principais autores, as referências mais relevantes, as lacunas e as conclusões a que chegaram os autores dos artigos analisados. Além disso, foi proposto um modelo que inclui análise qualitativa e quantitativa na utilização da bibliometria. Os resultados, as lacunas e proposições de estudos futuros que foram apresentados pelos autores dos 103 artigos analisados constituem-se numa contribuição inédita e complementar aos estudos anteriores.