RESUMO
Código: 313
Tema: Planejamento e Organização de Cursos e Programas

 

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Potencial e Perfil Empreendedor do Estudante de Administração e O Ambiente Universitário: Investigação em Três Ies de São Paulo
 

Afinal, quem são os jovens que estão ingressando nos cursos de Administração? As instituições, os currículos e os docentes podem estar preparados para um ambiente em que o empreendedorismo seja estimulado; contudo, e se os estudantes não estiverem preparados ou interessados por essa forma de atuação? Pretende-se contribuir com um debate a partir da ótica discente numa perspectiva mais abrangente, contemplando o ambiente universitário, ou seja, ensino, pesquisa e extensão universitária.

As questões norteadoras da pesquisa são: quais são os seus potenciais e perfis empreendedores dos universitários? Existe relação entre o potencial e o perfil empreendedor dos estudantes universitários? E, finalmente, a seguinte pergunta: Em que medida os diferentes potenciais e perfis empreendedores dos estudantes universitários influenciam as expectativas (ingressantes) e a avaliação retrospectiva (concluintes) do ambiente universitário?Objetivou-se responder as questões formuladas.

Reconhece-se que o ambiente universitário é constituído por atividades de ensino, pesquisa e extensão (Garay & Duhá, 2004; Ramos & Ferreira, 2004; Souza et al., 2004; Antonello & Dutra, 2005; Martens & Freitas, 2006; Saraiva & Souza, 2009; Rocha & Bacchi, 2010). Argumenta-se que o estudante que chega às universidades não é um “papel em branco”, pois possuem histórias distintas, as quais sofreram influências a partir das suas convivências em diferentes redes e distintos ambientes.

Foi utilizada uma metodologia quantitativa para o desenvolvimento dos aspectos metodológicos da pesquisa, através de análise multivariada de dados. Foram consideradas válidas 338 respostas dos alunos, sendo 135 de alunos dos primeiros semestre e 203 de alunos dos últimos semestres. Foram realizadas entrevistas com os alunos dos primeiros e dos últimos semestres do curso de Administração de três IES particulares da cidade de São Paulo.

Pode-se perceber que os indicadores atribuídos ao Potencial Empreendedor (atividades anteriores ao período universitário, parentes de primeiro grau com negócio próprio e papel da mãe) conseguiram explicar o construto de forma adequada, tanto para alunos ingressantes quanto para alunos em fase de conclusão do curso. As confirmações das hipóteses possibilitam uma reflexão crítica acerca do ambiente universitário e o empreendedorismo.