RESUMO
Código: 315
Tema: Comportamento organizacional

 

Abrir
Arquivo

 
Análise da Representação Feminina Na Alta Administração e Sua Relação Com O Desempenho Financeiro da Empresa
 

Este estudo investiga a relação entre a representação feminina na alta administração e o desempenho financeiro das empresas. O trabalho se mostra relevante na medida em que o cenário atual brasileiro aponta para a ascensão da mulher no mercado de trabalho, principalmente em cargos executivos e a literatura acadêmica nacional sobre o assunto no campo da Administração de Empresas é escassa.

O presente artigo possui o objetivo principal de verificar se a presença de mulheres na alta administração está relacionada positivamente com o desempenho financeiro de empresas listadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Para tanto, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: (a) identificar a quantidade de mulheres atuantes na alta administração das empresas (b) analisar as possíveis contribuições advindas da participação de mulheres no top management

O debate a respeito da diversidade de gênero na administração das empresas é um tema ainda recente no Brasil. A diversidade tem sido, em geral, associada a altos níveis de criatividade e inovação (DEZSÖ; ROSS, 2012). Um dos temas que permeiam a questão da diversidade e, especialmente, a participação da mulher na alta administração é a sua influência no desempenho da empresa. No entanto, os estudos internacionais sobre o tema são controversos.

A pesquisa, de natureza descritiva e com enfoque quantitativo, foi realizada por meio da aplicação do método de regressão múltipla. Foi utilizado o banco de dados Economática® e o site Econoinfo, que oferecem informações financeiras, cadastrais e de governança de empresas listadas na Bolsa de Valores de São Paulo. No total, foram utilizados dados de 202 empresas classificadas como ativas na bolsa.

A pesquisa mostrou que a representação feminina nos cargos de conselho de administração, diretoria e conselho fiscal ainda é baixa. No entanto, dentre os resultados da análise, foi possível perceber uma relação positiva e significante da participação de mulheres no conselho de administração das empresas com seu resultado financeiro, indicando que a presença feminina na alta gestão pode trazer benefícios à organização.