RESUMO
Código: 317
Tema: Carreiras, Competências e Internacional

 

Abrir
Arquivo

 
Análise de Competências Nas Transições de Carreira
 

As constantes mudanças no cenário organizacional, com um mercado cada dia mais competitivo, tem exigido dos profissionais uma demanda crescente por competências. De outro lado, o aumento da expectativa de vida nos tempos atuais tem levado a um prolongamento da capacidade produtiva dos indivíduos, promovendo no universo do trabalho transformações estruturais significativas. Mudanças de atividades e transições de carreira têm sido uma vivência cada vez mais constante no universo dos profissionais.

Este trabalho tem como objetivo compreender quais competências individuais estão presentes nas transições de carreira que resultaram em uma atuação mais satisfatória, do ponto de vista dos que a realizaram. Busca, ainda, identificar de que modo estas competências interferem ou afetam os profissionais ao longo do período de transição.

O artigo apresenta três blocos conceituais teóricos. Dois se referem à relação indivíduo-trabalho. O primeiro aborda a “transição de carreira” dos atores, os conceitos de carreira proteana e de sucesso psicológico por Douglas Hall (1996).O segundo é o relativo à competência, com um olhar mais interpretativista, trazendo autores como Zarifian (2001), Sandberg (2000), Cheetan e Chivers (1998). E o terceiro apresenta a narrativa como estratégia metodológica,buscando uma visao mais interpretativista

Adotando uma análise interpretativa, o estudo buscou na narrativa uma estratégia metodológica para apresentar duas histórias de transição de carreira. Assim, foram realizadas duas entrevistas com um instrumento elaborado tendo como base o roteiro de entrevistas aplicado por Corrêa (2010), com adaptações segundo as necessidades deste estudo.

Os relatos indicam a busca por uma competência profissional mais alinhada ao significado que o trabalho tem para estes atores, reforçando o conceito teórico da inter-relação da competência com o significado do trabalho para o trabalhador.