RESUMO
Código: 320
Tema: Processo Estratégico nas Organizações

 

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Práticas Estratégicas de Um Departamento de Licitação: Um Estudo em Uma Empresa Atacadista
 

Considera-se a perspectiva de estratégia como prática a partir de uma concepção mais sociológica da estratégia, na qual se entende a estratégia como algo que pessoas realizam no âmbito social, como algo profundamente enraizado e conectado a sociedade (WHITTINGTON, 2007). Este estudo aborda a estratégia como prática em um departamento de licitação, considerado um processo administrativo que tem como finalidade anteceder ao contrato administrativo (MEIRELLES, 2010).

De que modo as práticas estratégicas se desenvolvem em um departamento de licitação de uma empresa atacadista? Para tanto, este estudo objetiva analisar de que modo as práticas estratégicas se desenvolvem em um departamento de licitação de uma empresa atacadista.

A estratégia como prática busca descobrir como as pessoas realizam o seu trabalho dentro das organizações (WHITTINGTON, 2003). Di Pietro (2010) conceitua licitação como um processo que envolve órgãos da administração pública e demais entidades obrigadas a licitar. Ao se aproximar práticas estratégicas e licitação, considerando a atuação dos atores organizacionais na formação das estratégias, verifica-se a interação entre a formulação e a execução da estratégia executada pelos praticantes de uma

Desenvolveu-se uma pesquisa descritiva qualitativa, um estudo de caso realizado por meio de um roteiro de entrevista semiestruturada construído com base em Calasans Junior (2009): princípios do processo administrativo licitatório, Di Pietro (2010): modalidades de licitação e Angerami (2008): fases da licitação. Os sujeitos da pesquisa foram o diretor administrativo, o gerente de negócios, o coordenador de processos licitatórios e o auxiliar de licitações da empresa, responsáveis pelo desenvolvim

A empresa pesquisada desenvolve como prática estratégica, uma tradição que privilegia o hábito de cumprir as regras e as normas estabelecidas que contribuem para a formação da prática do departamento de licitação. Sua práxis se executa por todos os atores organizacionais e representam o fluxo de atividades estratégicas realizadas pela empresa, suas práticas cotidianas e as interações entre as ações estratégicas adotadas pela empresa e seus atores.