RESUMO
Código: 330
Tema: Finanças comportamentais e pessoais

 

Abrir
Arquivo

 
Comportamento Financeiro Pessoal: Um Comparativo Entre Jovens e Adultos de Uma Cidade da Região Noroeste do Estado do Rs
 

Finanças pessoais abordam o comportamento e conceitos financeiros das pessoas em lidar com dinheiro e saber gerenciar os seus recursos. O estudo buscou analisar o comportamento financeiro pessoal entre jovens e adultos de uma cidade da região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.Os resultados demonstram que a idade e renda pessoal interferem diretamente no comportamento financeiro, bem como a prioridade da utilização do salário, os adultos possuem maior controle dos gastos que os jovens.

Analisar o comportamento financeiro pessoal entre jovens e adultos de uma cidade da região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Finanças pessoais, Comportamento Financeiro, Educação Financeira.

Abordagem quantitativa e qualitativa utilizando-se da análise fatorial explicativa para interpretação do questionário aplicado entre jovens e adultos do município objeto de estudo

Na análise do perfil dos entrevistados, a faixa etária da amostra foi de 50% dos indivíduos pertence à faixa etária de 20 a 24 anos, 30% à faixa de 45 a 49 anos e os 20% restantes fazem parte do nível de idade de 50 a 54 anos. Considerando o estado civil dos entrevistados, a maioria deles são solteiros ou casados, 44,19% e 43,52% respectivamente.Quanto ao quesito renda pessoal, há uma predominância de faixa salarial entre R$ 500,00 à R$ 1.500,00, mais precisamente 55% dos entrevistados.