RESUMO
Código: 334
Tema: Comportamento do Consumidor - Experimentos Quantitativos

 

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Influência de Blogs Patrocinados no Comportamento da Consumidora de Cosméticos
 

Uma das maiores atividades dos usuários da Internet atualmente consiste na visita a blogs para publicar as opiniões de usuários da internet, ou blogueiros. Esses veículos são altamente influenciadores, podendo criar impactos persuasivos a um custo relativamente baixo. A investigação diz respeito à forma com que o consumidor irá perceber as matérias patrocinadas por marcas no blog, bem como a influência do envolvimento com cosméticos na credibilidade da fonte e na atitude em relação à marca.

Este trabalho pretende responder o seguinte problema de pesquisa: Qual a influência das matérias patrocinadas na credibilidade da blogueira e na atitude em relação à marca? Os objetivos do trabalho são: 1. Objetivo primário: verificar se a consumidora avalia negativamente o emissor da mensagem quando nota a matéria patrocinada; 2. Objetivo secundário: testar os efeitos moderadores do envolvimento nesta influência.

A revisão bibliográfica permitiu o levantamento das hipóteses: H1: Quando a consumidora percebe que a matéria foi patrocinada por meio de um blog, há impacto negativo na credibilidade percebida em relação à fonte. H2: Quando a consumidora percebe que a matéria foi patrocinada por meio de um blog, há impacto negativo na atitude em relação à marca. H3: O envolvimento modera a intensidade dos impactos negativos na credibilidade percebida em relação à fonte e na atitude em relação à marca.

Foi realizado um experimento quantitativo para verificar a existência de relação de causa e efeito entre duas ou mais variáveis evitando ao máximo o contágio de variáveis estranhas. Foi apresentada para as participantes uma situação cotidiana de consulta a um blog para conhecer novos produtos em que foram manipulados as variáveis independentes de envolvimento e matérias patrocinadas e seus efeitos nas variáveis dependentes de credibilidade percebida da fonte e atitude em relação à marca.

Para o grupo exposto à primeira condição da matéria não patrocinada, não foi encontrada diferença significativa, na variável dependente de credibilidade percebida. Entretanto, o grupo exposto à condição de matéria patrocinada apresentou redução na credibilidade após a exposição a matéria patrocinada (H1). Na segunda variável dependente, atitude em relação à marca, foi constatado resultado semelhante (H2). Os resultados em relação à manipulação da variável envolvimento foram inconclusivos (H3).