RESUMO
Código: 342
Tema: Organizações do Terceiro Setor

 

Abrir
Arquivo

 
Gestão Social: em Busca de Compreensão Acerca Dessa Terminologia A Partir da Análise Comparada da Produção Científica no Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social no Ano de 2014
 

Diante da percepção dos esforços direcionados à compreensão, sistematização e descrição acerca da terminologia Gestão Social, buscou-se, neste estudo, aprofundamento na compreensão da utilização desse termo, devido à polissemia em seu uso. A pesquisa foi desenvolvida por meio da análise dos textos da oitava edição desse evento, ocorrida na cidade de Cachoeira-BA, em 2014, na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Espera-se contribuir para o construto conceitual dessa área de estudo.

Diante da percepção dos esforços direcionados à compreensão acerca da terminologia Gestão Social, Cançado et al. (2011) desenvolveu dois estudos analisando a produção científica sobre esse tema nas edições do ENAPEGS realizadas nos anos de 2007 a 2010 e, posteriormente, utilizando as edições de 2011 a 2013. O objetivo deste trabalho foi dar continuidade a essa análise relacionada à terminologia Gestão Social identificando como ela vem sendo percebida na produção científica no ENAPEGS de 2014.

O termo Gestão Social ainda necessita de definição mais precisa pelos vários significados atribuídos a ele, não se configurando apenas como correlato a produtividade, desempenho e estratégia. Essa terminologia é considerada como campo em construção (FISCHER; MELO, 2006; CANÇADO; PEREIRA; TENÓRIO, 2013) e uma área relevante de estudos, pela produção científica já realizada e, pela organização de uma Rede Nacional de Pesquisadores em Gestão Social no Brasil (CANÇADO et al., 2011).

A pesquisa foi realizada em três fases: pré-análise, análise e interpretação. Utilizou-se as mesmas categorias de análise empregadas em Cançado et al. (2011): Gestão Social; Gestão Emancipatória; Gestão Participativa; Gestão do Desenvolvimento Social; Gestão em Organizações Sem Fins Lucrativos; Gestão da Responsabilidade Social Empresarial; Formação em Gestão Social; Outras Formas de Gestão Relacionadas. O objetivo foi realizar uma análise qualitativa e quantitativa dos textos, para comparação.

Os resultados apontam que a utilização do termo Gestão Social cresceu de forma sustentada e de que no ENAPEGS 2014, foi utilizada a expressão Gestão Social com sentido aproximado de Gestão Participativa, Gestão do Desenvolvimento Social e Gestão Emancipatória, em ordem decrescente de relevância, alterando sutilmente os três principais entendimentos para essa terminologia encontrados nos dois estudos anteriores, que eram: Gestão Participativa, Gestão do Desenvolvimento Social e Gestão de ONGS.