RESUMO
Código: 343
Tema: Planejamento e Organização de Cursos e Programas

 

Abrir
Arquivo

 
Sustentabilidade no Ensino de Administração: Um Estudo Nas Instituições de Ensino Superior Públicas do Estado do Paraná.
 

Considerando a relevância da sustentabilidade e sua relação com o ensino superior, esse trabalho busca contribuir com a aplicação dos estudos sobre como tem se dado a institucionalização da sustentabilidade no curso de administração, por acreditar-se que com a inclusão de conteúdos, no processo de formação do graduando em Administração, podem contribuir com o desenvolvimento de profissionais capacitados para a implementação e gestão de empresas econômica, ambiental e socialmente sustentáveis.

Considerando a relevância do DS e sua relação com o ensino superior, questiona-se: existem elementos que permitam visualizar a inserção de temas relacionados à sustentabilidade de forma institucionalizada nos cursos de administração das IES Públicas Paranaenses? O objetivo é identificar, nas IES Públicas paranaenses, a existência (ou não) de elementos relacionados à sustentabilidade de forma institucionalizada nos cursos de administração.

Esse trabalho apresentará os conteúdos relativos à sustentabilidade nos cursos de administração e Teoria Institucional e os processos isomórficos. Gonçalves-Dias, Teodósio, Carvalho e Silva (2009, p. 6) afirmam que “a institucionalização da temática ambiental nas escolas de graduação em Administração tem variado bastante”. Conforme DiMaggio e Powell (2007) de três formas podem ocorrem as mudanças isomórficas, através do isomorfismo coercivo; mimético; normativo.

Foi desenvolvida uma pesquisa do tipo exploratória, bibliográfica e documental como análise de conteúdo. Definiu-se como amostra as IES Públicas do Paraná. Para fins de análise dos documentos coletados, este estudo foi desenvolvido com base na análise de conteúdo, com a finalidade de aprofundar o estudo das informações coletadas. Foram pesquisados indícios de presença institucionalizada de textos, expressões ou conteúdos específicos que fizessem referência à sustentabilidade.

Nesta pesquisa, dos 26 cursos analisados, 19 apresentaram disciplinas relacionadas ao DS, ou seja 73% dos cursos pesquisados. Embora não haja uma institucionalização de fato, que possa ser verificada com base nos documentos pesquisados, a existência de disciplinas ou conteúdos que versem sobre o DS apresentou um acréscimo considerável, quando comparadas as IES paranaenses com as IES federais.