RESUMO
Código: 344
Tema: Comportamento do Consumidor - Estudos Qualitativos

 

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Clubes de Futebol: Propaganda, Publicidade e Sustentabilidade
 

Este estudo buscou entender como os consumidores alvo percebem a publicidade e propagandas sustentáveis veiculadas por três grandes clubes de futebol do estado de São Paulo e como essa percepção afeta o comportamento de consumo.

como os consumidores alvo percebem as publicidades e propagandas sustentáveis veiculadas por três grandes clubes de futebol do estado de São Paulo? Objetivos específicos: I) identificar as práticas sustentáveis dos clubes de futebol; II) identificar o modo como os clubes comunicam suas práticas ao público; III) avaliar como os consumidores percebem as práticas sustentáveis comunicadas por meio das publicidades e propagandas dos grandes clubes de futebol do estado de São Paulo.

Foi dividida em: A Sustentabilidade no Contexto Organizacional; O processo de percepção de propagandas e publicidades e O consumidor esportivo: torcedores e fãs.O consumidor esportivo, para Königstorfer e Uhrich (2009), é movido por um envolvimento emocional que o torna extremamente leal, fanático e apaixonado.

Trata-se de uma pesquisa exploratória, cuja coleta de dados ocorreu a partir de entrevistas em profundidade, de natureza qualitativa. Foram investigados doze consumidores-torcedores de produtos futebolísticos, em sua maioria pertencentes a um dos times objeto de estudo. Para desenvolver a análise dos dados coletados optou-se pela técnica análise de conteúdo.

Os resultados analisados indicaram que a percepção dos entrevistados acerca da publicidade e das propagandas sustentáveis apresentadas é de que tais campanhas são importantes, porém não são suficientes.