RESUMO
Código: 349
Tema: Política e Estratégia Tecnológica

 

Abrir
Arquivo

 
Capacidades Dinâmicas Na Indústria Farmacêutica
 

O desenvolvimento de novos produtos farmacêuticos é um dos mecanismos pelos quais as empresas criam, integram, recombinam e compartilham recursos, ou seja, existe uma relação dinâmica e recíproca entre os esforços de inovação de produto e a utilização e desenvolvimento das capacidades de uma empresa. O gerenciamento de portfólio e o direito de propriedade intelectual são centrais para organizações farmacêuticas, onde o processo de P&D é crucial para o êxito de produtos inovadores.

Investigar a evolução das capacidades dinâmicas no ciclo de descoberta de uma inovação no mercado farmacêutico no segmento de medicamentos para disfunção erétil. Para tanto, serão aplicados dois conceitos distintos e complementares: os modelos de March (1991) para a descoberta exploratória e para a descoberta investigativa no processo de aprendizagem organizacional e os três componentes das capacidades dinâmicas nomeados de capacidades de absorção, inovação e adaptação.

Para sobreviver em um ambiente caracterizado por rápidas mudanças, as empresas precisam adaptar continuamente seus conhecimentos e capacidades. Quando se analisa a indústria farmacêutica é preciso pensar em abordagens que considerem uma dinâmica de mercado com tempo de duração limitado e alternância de ciclos de criação e destruição de valor (Schumpeter, 1957), em que o domínio de recursos e capacidades específicas já não garante vantagens competitivas duradouras (Teece et al 1997: Higa, 2011).

Trata-se de uma pesquisa longitudinal com corte transversal, descritiva e documental apoiada em pesquisa bibliográfica relevante para a compreensão do tema. O assunto será analisado do ponto de vista teórico fundamentado por dados estatísticos e revisão de pesquisas empíricas. Na forma de análise primária, esta pesquisa utilizou dados de patente no período de 1990 a 2010 da database Derwent Innovations Index®

O resultado demonstrou que os três componentes das capacidades dinâmicas podem ser identificados e detalhados no ciclo de descoberta do produto Viagra®. A análise também permitiu avaliar a transição da descoberta investigativa para a descoberta exploratória de inovações incrementais, bem como a identificação das fases de consolidação, generalização, diferenciação e retribuição. Por fim, o estudo confirma a existência de um estoque de conhecimento entre as empresas estudadas.