RESUMO
Código: 353
Tema: Tecnologia e Inovação

 

Abrir
Arquivo

 
Aplicação do Pdca e da Gespar em Organizações de Produtores Rurais: Um Estudo de Caso Na Comunidade do Arsênio em Marapanim-pa
 

Um dos problemas na região amazônica é o desmatamento de áreas para cultivo com a utilização do fogo e a criação de modelos de gestão adequados à realidade da agricultura local capazes de fazer o uso sustentável dos recursos naturais amazônicos. O relato apresentado é resultado de um projeto baseado no PDCA e metodologia GESPAR e financiado pela FAPESPA para viabilizar a tecnologia de corte e trituração da capoeira em substituição ao fogo em comunidades de produtores rurais em Marapanim-PA

O projeto adotou a metodologia Gespar – Gestão Participativa - em conjunto com o PDCA. Trata-se de uma metodologia de capacitação que promovendo a gestão participativa visa a melhoria da qualidade de vida das famílias de produtores rurais. A estratégia da metodologia se integra a uma dinâmica já existente e favorece as mudanças de acordo com o grau de envolvimento dos atores locais.

Na fase preparatória do grupo a equipe técnica executou as jornadas de revisão e confirmação da metodologia que visou a compreensão e o entendimento das etapas do trabalho. Na segunda fase do projeto foi aplicado o diagnóstico participativo, cujo objetivo foi identificar as potencialidades/oportunidades e pontos de estrangulamento/ameaças da organização de produtores rurais local. A última fase foi a elaboração do Plano de Ação Imediata. Esta fase teve como ferramenta o PDCA.

O projeto teve como resultados os produtores rurais capacitados para elaborar o diagnóstico participativo através da metodologia GESPAR, capacitados para elaborar e executar o PDCA quando for necessário; aumento do grau de profissionalização da organização dos produtores locais para adoção da prática da agricultura sem queima na região de Marapanim-PA. Houve maior sentimento de empoderamento, agregação e responsabilidade com o ambiente em que vivem por parte dos produtores da associação.