RESUMO
Código: 376
Tema: Estratégia Competitiva

 

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Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas: O Caso da Incubadora Tecnológica de Guarulhos
 

O artigo trata do desenvolvimento de micro e pequenas empresas, por meio de um programa de apoio à gestão implementado pela Incubadora Tecnológica de Guarulhos (ITG), com foco na gestão do processo de incubação das empresas integrantes. Gassman e Becker (2006): apesar da crescente relevância empírica, há pouca pesquisa na área e limitações de estudos no processo de incubação e nos recursos fornecidos pelas incubadoras. Para conduzir a pesquisa adotou-se a abordagem da Visão Baseada em Recursos.

Questiona-se a relevância desse tipo de apoio para o efetivo desenvolvimento inicial das empresas incubadas na ITG. O objetivo da pesquisa é identificar a efetiva contribuição da referida incubadora para a complementação e formação dos recursos e capacidades para as empresas incubadas enfrentarem os concorrentes nos mercados dos seus produtos, do ponto de vista dos empresários gestores.

Vantagem competitiva e criação de valor - Kretzer e Menezes (2006): vantagem competitiva sustentável baseia-se na natureza complexa e tácita dos mecanismos de proteção da empresa. Barney e Hesterly (2011): valor econômico é a diferença entre os beneficios percebidos por um cliente que compra produtos ou serviços de uma empresa e o custo total destes. Barney e Clark (2007): modelo VRIO - Recursos e Capacidades devem ser valiosos, raros, inimitáveis e explorados pelos processos organizacionais.

Pesquisa do tipo exploratória e descritiva pela ainda pouca disponibilidade de estudos no tema e o método qualitativo (Flick, 2004), com base nos objetivos definidos para o estudo junto à micro e pequenas empresas que integram a ITG. Para tratamento dos dados adotou-se a técnica da análise de conteúdo (Bardin, 2007), sendo que a pesquisa de campo foi realizada nas instalações da ITG com os empresários-gestores de seis empresas com atividades variando da produção de bens duráveis a de serviços.

As análises estão ordenadas com base nos objetivos específicos definidos e suas respectivas categorias, considerando-se o objetivo do estudo. Categorias: Inovação e personalização - importância estratégica das empresas oferecerem serviços inovadores e personalizados como forma de geração de valor; Infraestrutura e conhecimento técnico - recursos tangíveis e intangíveis relevantes para a geração de valor para os clientes; Gestão empresarial eficiente e networking: capacidades raras e inimitáveis.