RESUMO
Código: 377
Tema: Responsabilidade Social Corporativa (RSC)

 

Abrir
Arquivo

 
Responsabilidade Social Empresarial Na Percepção dos Alunos
 

Responsabilidade social empresarial (RSE) é um tema de grande relevância, especialmente pela contribuição que poderá trazer para a construção de uma sociedade sustentável. Entretanto, apesar dos inúmeros estudos já realizados sobre esse tema, ainda não há consenso acerca do seu conceito. Verifica-se uma pluralidade de conceitos e de nomenclaturas, o que pode suscitar distorções, manipulações e incongruências no entendimento e nas práticas de RSE.

Problema: qual é a percepção dos alunos dos cursos de administração sobre RSE e sobre o ensino dessa disciplina na graduação? Objetivo: descrever a percepção dos alunos dos cursos de administração da cidade de Fortaleza sobre RSE e sobre o ensino dessa disciplina na graduação.

Segundo Ashley (2005, p. 63), “[...] é notória a predominância de várias interpretações” de responsabilidade social. McWilliams, Siegel e Wright (2006) alertam que inúmeras definições de corporate social responsibility (CSR) foram propostas, muitas delas pouco claras, o que torna difícil o desenvolvimento teórico do tema e a sua mensuração. Carroll e Shabana (2010) afirmam que, ao longo do último meio século, muitas definições diferentes de CSR foram estabelecidas.

Esta pesquisa classifica-se como qualitativa, exploratória e descritiva. Para o atendimento do objetivo desta pesquisa, foram realizadas entrevistas com vinte alunos do último ano do curso de administração da cidade de Fortaleza. A abordagem teórica que orientou a análise dos dados referentes ao conceito e às práticas de RSE foi ancorada nos estudos de Carroll (1979, 1991,1999) e Carroll e Shabana (2010).

Os resultados revelaram que mais da metade dos entrevistados (55%) manifestaram dúvida ou descreveram esse tema vagamente, como algo relacionado à sociedade. Os demais (45%) vincularam RSE a responsividade social, gestão das partes interessadas, filantropia, ética, transparência e sustentabilidade. As práticas de RSE foram questionadas e o ensino foi considerado superficial