Responsabilidade social empresarial (RSE) é um tema de grande relevância, especialmente
pela contribuição que poderá trazer para a construção de uma sociedade sustentável.
Entretanto, apesar dos inúmeros estudos já realizados sobre esse tema, ainda não há consenso
acerca do seu conceito. Verifica-se uma pluralidade de conceitos e de nomenclaturas, o que
pode suscitar distorções, manipulações e incongruências no entendimento e nas práticas de
RSE.
Problema: qual é a percepção dos alunos dos cursos de administração sobre RSE e sobre o
ensino dessa disciplina na graduação?
Objetivo: descrever a percepção dos alunos dos cursos de administração da cidade de
Fortaleza sobre RSE e sobre o ensino dessa disciplina na graduação.
Segundo Ashley (2005, p. 63), “[...] é notória a predominância de várias interpretações” de
responsabilidade social. McWilliams, Siegel e Wright (2006) alertam que inúmeras definições
de corporate social responsibility (CSR) foram propostas, muitas delas pouco claras, o que
torna difícil o desenvolvimento teórico do tema e a sua mensuração. Carroll e Shabana (2010)
afirmam que, ao longo do último meio século, muitas definições diferentes de CSR foram
estabelecidas.
Esta pesquisa classifica-se como qualitativa, exploratória e descritiva. Para o atendimento do
objetivo desta pesquisa, foram realizadas entrevistas com vinte alunos do último ano do curso
de administração da cidade de Fortaleza. A abordagem teórica que orientou a análise dos
dados referentes ao conceito e às práticas de RSE foi ancorada nos estudos de Carroll (1979,
1991,1999) e Carroll e Shabana (2010).
Os resultados revelaram que mais da metade dos entrevistados (55%) manifestaram dúvida ou
descreveram esse tema vagamente, como algo relacionado à sociedade. Os demais (45%)
vincularam RSE a responsividade social, gestão das partes interessadas, filantropia, ética,
transparência e sustentabilidade. As práticas de RSE foram questionadas e o ensino foi
considerado superficial
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