RESUMO
Código: 379
Tema: Estratégia e sustentabilidade

 

Abrir
Arquivo

 
Produtos Verdes e Estratégias Ambientais no Caso da Empresa Philips no Brasil
 

Considerando a importância econômica do setor de produtos eletroeletrônicos, assim como seu significativo impacto ambiental, o desenvolvimento de produtos mais sustentáveis apresenta-se como um tema relevante. Estudos relacionando o desenvolvimento destes produtos e as estratégias ambientais permitem fornecer alguns indícios sobre as estratégias mais relevantes para essas empresas, possibilitando a priorização de investimentos .

Como se dá o desenvolvimento de produtos verdes e sua relação com as estratégias ambientais no caso de uma empresa do setor de produtos eletroeletrônicos? Este trabalho tem como objetivo principal estudar esta relação, com vistas a identificar oportunidades e desafios associados ao desenvolvimento de produtos verdes.

Os temas abordados na revisão bibliográfica são: taxonomia das estratégias ambientais, produtos verdes, a relação entre produtos verdes e as estratégias ambientais e as questões ambientais relacionadas aos produtos eletroeletrônicos.

Foi realizado um estudo de caso único, do tipo descritivo e exploratório, com fontes de informação bibliográficas, documentais e entrevistas com profissionais envolvidos com o negócio de produtos eletromédicos da empresa analisada.

A análise da definição de produto verde adotada pela empresa estudada revelou que é condizente com algumas definições da literatura, e inclui os principais aspectos ambientais associados aos produtos eletroeletrônicos. A identificação das estratégias ambientais adotadas pela empresa ressaltou a importância da estratégia de eficiência energética no desenvolvimento de produtos verdes. Alguns aspectos sobre o desenvolvimento de produtos eletromédicos verdes também puderam ser elucidados.