RESUMO
Código: 381
Tema: Carreiras, Competências e Internacional

 

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Competências Voltadas à Sustentabilidade Organizacional Na Gestão Intermediária
 

Nas últimas duas décadas, o termo sustentabilidade vem sendo debatido com mais frequência pela sociedade, pois se percebeu que o crescimento econômico agressivo poderia produzir desigualdades sociais e prejuízos ambientais (AMAZONAS, 2002). As competências envolvem o conjunto de conhecimentos presentes nas habilidades individuais e nas unidades organizacionais. Deste modo, são as competências que geram vantagem competitiva e diferenciam as empresas que devem ser sustentáveis.

O problema de pesquisa envolveu: Quais são as competências encontradas nos gestores voltadas à sustentabilidade? Quais são os estágios que se encontram? Devido a esta importância da média gerência quanto à sustentabilidade organizacional, o presente artigo tem por objetivo principal identificar as competências encontradas nos gestores de nível tático, que podem auxiliar no desenvolvimento de práticas sustentáveis nas organizações.

A sustentabilidade organizacional, conforme Elkington (2001), tem significado quando uma organização procura desenvolver os três pilares que a constituem, o ‘triple bottom line’, que são: o pilar econômico, o social e o ambiental. Estes três, precisam ser trabalhados para que uma organização seja efetivamente sustentável. O estudo se torna relevante já que o tema sobre as competências aliadas à sustentabilidade organizacional ainda não é amplamente discutido no meio.

Enquadra-se na categoria de pesquisa exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa, cujo método é o de estudo de caso único. A pesquisa foi qualitativa, pois permitiu qualificar as entregas das competências voltadas à sustentabilidade, encontrada nos gestores e coordenadores, através de um instrumento para autoavaliação desenvolvido por Dutra (2001, 2006, 2012). A pesquisa foi realizada com uma amostra de treze gestores, coordenadores e analistas da organização Alfa.

Na empresa pesquisada, não existe nenhuma entrega especificamente voltada à sustentabilidade. Apesar dos gestores intermediários considerarem que possuem competências que atendam aos requisitos voltados à sustentabilidade, a empresa Alfa não tem desenvolvido estas competências de forma sistemática e formal. Este trabalho gerou contribuições de caráter teórico e prático ao refletir sobre as competências e entregas voltadas à sustentabilidade dos gestores de nível tático.