RESUMO
Código: 392
Tema: Marketing, Sociedade e Outros Temas

 

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Intensidade e Adoção da Inovação no Mercado da Base da Pirâmide: Um Estudo Com Produtos Eletrodomésticos
 

O tema inovação está intimamente relacionado com alta tecnologia, modernidade e sofisticação, que reflete em altos custos de P&D e consequentemente acarretam em altos preços aos consumidores. Tendo em vista o crescimento e aumento do poder de compra dos consumidores da BOP, se torna necessário pesquisar as características da inovação neste contexto. Portanto, o objetivo do artigo é: analisar como se configuram a intensidade e a adoção da inovação no mercado de baixa renda.

Considerando que o desenvolvimento do produto é uma atividade fundamental para a economia baseada no mercado, e que o bem estar dos consumidores da base da pirâmide exige inovações na acessibilidade dos bens e serviços, há uma lacuna substancial na literatura no que se refere ao desenvolvimento de produtos para base da pirâmide. Portanto, o problema de pesquisa que direciona o presente estudo é: como a intensidade e a adoção da inovação se c

Os pilares teóricos utilizados na pesquisa são a intensidade e a adoção da inovação. A intensidade da inovação se configura como radical e incremental. As inovações radicais são representadas por produto, processo ou organização que apresentam desempenho sem precedente, as inovações incrementais são ajustes e adaptações que melhoram as funcionalidades das inovações radicais. Adoção da inovação se caracteriza por ser inicial e tardia. Teoricamente o consumidor da BOP é mais cauteloso, sendo um ad

Foi realizada uma survey com 390 pessoas, a coleta de dados ocorreu em 6 diferentes pontos da cidade pesquisa. O público pesquisado possui renda familiar mensal entre R$700,00 e R$2.500,00. Os produtos selecionados para pesquisa foram os refrigeradores, lavadoras (máquinas de lavar), fogões e micro-ondas, pois são produtos acessíveis à BOP e possuem características inovadoras. Para análise dos dados foram realizados os testes não-paramétricos Mann-Whitney e Kruskal-Wallis com base em gênero, ren

Referente ao gênero, sendo a mulher a principal tomadora de decisão familiar para eletrodomésticos e considerando que o consumidor da BOP não pode assumir riscos, ela apresenta adoção tardia das inovações bem como inovações incrementais nos produtos escolhidos. Em relação à renda, os consumidores da classe C1 se demonstram mais arrojados do que os da classe C2 e D. Para faixa etária os consumidores maduros se classificaram como mais cautelosos do que os jovens.