RESUMO
Código: 393
Tema: Atendimento ao Cidadão e Prestação de Serviços

 

Abrir
Arquivo

 
Uso de Governo Eletrônico: Análise da Influencia da Confiabilidade, Inclinação Cívica, Utilidade e Facilidade de Uso Percebida
 

Já se sabe que fatores de natureza variada influenciam o uso de ferramentas e serviços de governo eletrônico. Por exemplo, podem-se incluir: confiabilidade, inclinação cívica, facilidade percebida de uso e utilidade percebida. Em geral, tais fatores são incluídos para prever a intenção ou uso de um tipo específico de atividade de governo eletrônico (e.g. informação ou transação ou interação). Logo, não apresentam uma visão completa das possibilidades de uso existentes de governo eletrônico.

Problema de pesquisa: em que medida a inclinação cívica (engajamento cívico, valores cívicos e democracia e civismo), a confiabilidade (confiança no governo e na Internet), a utilidade percebida e a facilidade percebida de uso influenciam o uso de sites/portais governamentais? A resposta essa pergunta pode contribuir com o desenvolvimento de ferramentas de governo eletrônico mais bem relacionadas às necessidades dos cidadãos.

A proposta de investigação considera que o uso do governo eletrônico é influenciado por questões demográficas, psicológicas e sociais. Por fatores psicológicos, essa pesquisa refere-se às características subjetivas, como traços de personalidade, atitudes e crenças pessoais. Em particular, consideram-se as variáveis: utilidade percebida, facilidade de uso e a confiabilidade. Por questões sociais, essa pesquisa refere-se à participação e envolvimento dos cidadãos com aspectos comunitários.

A investigação da pesquisa foi conduzida a partir de uma abordagem quantitativa, por meio de um modelo de regressão normal linear múltipla. A tecnologia de governo eletrônico escolhida para estudo foram os sites/portais governamentais. Tal escolha reflete o pensamento de que esses espaços podem ser tanto um instrumento de oferta de informações e serviços, como uma ferramenta para a troca de informação e conhecimento entre diferentes atores sociais e o governo. Coleta de dados: survey.

O uso de governo eletrônico para informação apresentou os maiores valores em termos de medida de posição, seguido por serviços e interação. Os resultados sinalizaram que a utilidade percebida, a facilidade percebida de uso, a confiança no governo, a confiança na Internet e o engajamento cívico influenciam positivamente o uso de sites/portais governamentais. Isso sinaliza que que essas variáveis são significativas para explicar o fenômeno em estudo.