RESUMO
Código: 394
Tema: Planejamento e Organização de Cursos e Programas

 

Abrir
Arquivo

 
Mba – O Que Alunos e Ex-alunos Pensam A Respeito do Curso Realizado, Seu Aprendizado, e dos Impactos em Sua Carreira.
 

O MBA é um dos programas mais populares em educação gerencial nos dias atuais, com crescimento na oferta de cursos nos últimos anos. O MBA também vem sofrendo críticas, destacando-se a falta de alinhamento de seu curriculum às necessidades do mundo dos negócios e a real contribuição para o desenvolvimento de gestores capazes de lidar com os desafios e a complexidade do ambiente de negócios contemporâneo. Diante deste cenário, é necessário e relevante ampliar a compreensão sobre o mesmo.

Problema de pesquisa: Como os alunos de MBA com especialização avaliam o curso, o que eles aprenderam e quais os impactos de curto prazo proporcionados pelo MBA em suas carreiras? Objetivo: descrever, sintetizar e analisar o que os alunos pensam sobre o MBA, destacando-se como eles avaliam o curso, o seu aprendizado e quais os impactos em suas carreiras.

O MBA como programa de educação gerencial: definição, breve histórico e principais critérios: Wood Jr.; Paula (2002); Acito; Mcdougall; Smith (2007); Herrington (2010). Os MBAs no Brasil: Wood Jr. e Paula (2004). Tipos de MBAs: Hunt e Speck (1986 apud GUPTA; SAUNDERS; SMITH, 2007) MBA: principais críticas: Monks e Walsh (2001); Pfeffer e Fong (2003); Mintzberg (2004); Wood Jr. e Paula (2004); Bennis e O’Toole (2005); Gosling e Mintzberg (2006); Herrington (2010) e Pham (2011).

Estudo qualitativo básico, com adoção de entrevistas em profundidade com 13 alunos de MBA com Especialização de uma IES localizada em São Paulo. Para Godoy (2013), a entrevista é uma ferramenta com a qual é possível captar os significados atribuídos pelas pessoas a respeito dos fenômenos descritos, por meio do relato de suas experiências e vivências. Os dados foram analisados por meio da análise textual interpretativa de Gil Flores (1994) e da técnica de templates proposta por King (2004).

Principais resultados: Avaliação positiva dos alunos quanto ao desenho e à estrutura dos cursos; Os cursos proporcionaram aprendizados nos aspectos pessoal e profissional; Predomínio das hard skills corroborando as ideias de Mintzberg (2004) e Herrington (2010); Os alunos reforçaram as opiniões de Mintzberg (2004) quanto ao público-alvo ideal do MBA: profissionais com experiência gerencial ou experiência profissional relevante; Os impactos na carreira no curto prazo foram menos significativos.