RESUMO
Código: 398
Tema: Casos de Ensino

 

Abrir
Arquivo

 
Desafios e Estratégias de Ensino de Estatística Básica: Um Estudo de Caso
 

Foi realizado um estudo de caso com foco em duas turmas da disciplina estatística básica que apresentam características diferentes. A primeira delas tem estudantes do mesmo curso matriculados em período regular, enquanto a outra turma é composta, em sua maioria, por estudantes repetentes de diversos cursos. Estas características diferentes permitiram avaliar as diferenças no processo de aprendizagem para estes dois tipos de aluno, especialmente em relação ao desempenho.

Determinar se os alunos que não estão matriculados em período regular e/ou são repetentes apresentam maiores dificuldades que seus pares que estão em período regular e assistindo a disciplina pela primeira vez. De forma especifica é analisada a utilidade do processo de avaliação e retroalimentação continua e os Learning Management Systems no processo de ensino. Outros aspectos analisados são a metodologia de ensino, o planejamento da disciplina, os pré-requisitos e o conteúdo programático.

Se divide em duas partes. A primeira abrange as estratégias e técnicas de ensino, focando em as aulas expositivas e os ambientes de aprendizagem virtual ou LMS, a avaliação, a retroalimentação e o planejamento do processo de aprendizagem. A segunda discute o tema do desempenho dos alunos repetentes. Ao nível de educação superior não foi encontrada literatura que aborde especificamente a questão do melhor ou pior desempenho acadêmico dos alunos repetentes de determinada disciplina.

A pesquisa foi realizada por meio de abordagem metodológica estudo de caso de caráter transversal e abordou um único caso. As informações coletadas foram de dois tipos: primária e secundária. A informação primária foi coletada através duas ferramentas: uma entrevista em profundidade com o docente das duas turmas e um levantamento tipo survey com os estudantes da disciplina. Como fontes informação secundárias se analisaram o plano da disciplina, e as listas de presença e notas.

A evidência empírica demonstra que os alunos repetentes da disciplina estatística apresentam um desempenho inferior que os seus pares matriculados em período regular, embora os primeiros já tenham conhecimentos prévios. Da mesma forma foi possível verificar que os processos de avalição e retroalimentação contínua têm contribuído significativamente para melhorar o desempenho dos estudantes. Também, se constatou empiricamente a utilidade das ferramentas LMS no ensino de estatística básica.