RESUMO
Código: 401
Tema: Simbolismos, Culturas e Identidades Organizacionais

 

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Cultura Nacional e Cultura Organizacional em Hospitais Um Estudo Exploratório das Subculturas dos Hospitais no Brasil e Nos Eua
 

Neste trabalho utilizamos uma abordagem para o diagnóstico da cultura organizacional em hospitais que lida explicitamente com os conflitos entre as relações humanas, eficácia gerencial e capacidade técnica para aprender como nove hospitais - quatro nos Estados Unidos e cinco no Brasil - gerenciam os serviços de saúde.

A gestão dos cuidados de saúde em geral e em hospitais em particular, é especialmente difícil nas sociedades modernas devido aos conflitos entre valores contraditórios que repercutem nesses contextos (Goss,1963; Stevenson,2000). Acreditamos que essas dificuldades sejam expressas e resolvidas (se é que são resolvidas de alguma forma) na cultura das organizações que proporcionam cuidados de saúde (Scott, Mannion, Davies & Marshall, 2003).

A revisão da literatura de cultura organizacional em sistemas de saúde não revelou quaisquer estudos desta área que incidiu sobre essas tensões, nem aliás, sobre a dinâmica subcultural em organizações de saúde (Bellou, 2007;Farias e Vaitsman,2002; Scott et alI,2003;Stevenson,2000) Tampouco os que lidam com a relação de perfis culturais com resultados clínicos ou com seleção de instrumentos adequados para o estudo da cultura organizacional no contexto de saúde (Bastos, 2001; Silva & Fadul, 2010).

Devido ao nosso desejo de identificar os conflitos e dilemas que acreditamos ser típicas na área de saúde, foi utilizado um instrumento com uma abordagem um pouco diferente. O perfil de Valor Agregado, que é um dos instrumentos da Ferramenta de Análise de Cultura e Valor, dá ao entrevistado quatro frases que representam valores conflitantes, e pede um ranking entre os valores (Nelson e Gopalan,2003).

Aplicou-se o perfil de valor agregado em hospitais de diferentes idades e histórias, mas tamanhos semelhantes que pareciam desenvolver formas distintas de lidar com os conflitos e dilemas que existem na indústria da saúde. Foram coletados dados dos três primeiros níveis hierárquicos de cada hospital, distribuindo questionários a todos os funcionários nestes níveis. As respostas variaram de 50 a 100%, com a taxa média de resposta um pouco abaixo de 85%.