RESUMO
Código: 403
Tema: Comportamento do Consumidor - Experimentos Quantitativos

 

Abrir
Arquivo

 
Na Cidade Pequena A Loja Com “muvuca” É Pior Ou Melhor do Que Na Cidade Grande?
 

Dentre os elementos do ambiente de loja estudados, o crowdingtem despertado considerável interesse, por suas aplicações para a gestão, pois um dosefeitos do crowding em loja que vem sendo evidenciado é a mudança das respostas dos consumidores aos estímulos do ambiente da loja em condições de alta densidade quando comparada às respostas em situação de baixa densidade.Sendo assim, por meio dos estudos do fenômeno de crowding procura-se o comportamento do consumidor diantede lojas abarrotadas.

Buscando aprofundar os conhecimentos sobre o tema, o presente estudo tem como objetivo investigar a influência da percepção de crowding na atitude e no valor hedônico do consumidor procurando identificar se há diferença em tal influência em consumidores de cidades com densidades demográficas diferentes. Fazendo uma comparação do comportamento do consumidor entre uma cidade com baixa densidade demográfica – Barra do Garças/MT e uma cidade com alta densidade demográfica – São Paulo-SP.

Pesquisas sobre crowdingrevelam efeito da densidade humana em respostas emocionais no comportamentodos consumidores, podendo afetar o comportamento do consumidor positiva ou negativamente (MACHLEIT; KELLARIS; EROGLU, 1994; MACHLEIT; EROGLU, 2000; MEHTA, SHARMA, SWAMI, 2013).A base do referencial teórico deste artigo está pautada nas abordagens teóricas sobre percepção de crowding, percepção de valor, a influência da cultura na percepção e sobre percepção estética.

Abordagem quantitativa, com desenho de pesquisa classificado como quase-experimento, permitindo avaliar respostas dos respondentes de duas cidadesa três diferentes condições de densidade humana em supermercado. A coleta de dados por meio de questionários respondidos por alunos de graduação do curso de administração de uma universidade de cada cidade. A validação estatística foi realizada por meio de análise fatorial exploratória e os testes de hipótese com a utilização de análises de regressão.

Pela análise dos dados evidenciou-se que o consumidor da cidade de grande densidade humana tem maior percepção de preço alto que o consumidor da cidade com baixa densidade humana. Contudo, a atitude do consumidor da cidade com alta densidade demográfica não tem uma correlação significante com a densidade espacial, com o conhecimento e com a percepção de preço alto. Já para os consumidores da cidade com baixa densidade demográfica, a atitude tem uma correlação significativa com tais variáveis.