RESUMO
Código: 408
Tema: Estratégias e Operações de Marketing

 

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Estratégia de Exportação: Revisão de Literatura e Desafios Para Futuras Pesquisas
 

A intensificação da concorrência levou as empresas a buscar oportunidades em mercados internacionais para alcançar seus objetivos mercadológicos e manter sua posição e sobrevivência no mercado. Porém, estes mercados possuem mais concorrentes, fornecedores e compradores do que o doméstico, tornando-o mais dinâmico e exigindo estratégias de ação e reação para responder às suas mudanças. Isso faz com que PME´s busquem soluções que as tornem mais competitivas e melhorar seu desempenho exportador.

Conhecer as estratégias de exportação, que dão suporte às empresas em sua inserção no mercado externo é fundamental, pois elas auxiliam na melhoria do seu desempenho exportador e na obtenção de vantagem competitiva. Sendo assim, o presente artigo vem corroborar neste sentido, uma vez que busca identificar na literatura existente as estratégias de exportação abordadas nos estudos empíricos, mais especificamente, as estratégias encontradas em estudos cuja amostra é constituída por PME´s.

As estratégias de exportação são elementos que permitem à firma atingir seus objetivos de exportação. Desta forma, a literatura evidencia que uma estratégia de exportação adequada é crucial para o comércio internacional e permite à firma obter altos níveis de desempenho no exterior. As estratégias abordadas neste trabalho foram discutidas no referencial teórico em oito categorias, sendo elas: produto, promoção, precificação, canais, posicionamento, inovação, serviços e parcerias.

A metodologia escolhida foi a pesquisa bibliográfica e a técnica Meta-análise: método quantitativo-descritivo usado para integrar os estudos. A busca dos artigos foi feita considerando a publicação em língua inglesa e o fator de impacto do periódico. A amostra foi constituída de 28 artigos empíricos, publicados entre 1990 e 2013, cujo foco seja Estratégia de Exportação. Estes artigos foram comparados em categorias definidas previamente através da análise de frequência e tabulação cruzada.

Na literatura foram identificados oito grupos de estratégias de exportação. Dentre eles, a diferenciação pelas características e atributos do produto, a propaganda e publicidade, e os canais de distribuição, foram as mais aplicadas nas PME´s. Apesar deste campo apresentar muitos estudos, avanços significativos não foram observados, já que as estratégias encontradas são mencionadas desde os anos 1970, evidenciando lacunas que devem ser preenchidas explorando novos formatos estratégicos.