RESUMO
Código: 409
Tema: Marketing, Sociedade e Outros Temas

 

Abrir
Arquivo

 
Uma Análise dos Fatores Antecedentes da Confiança dos Cidadãos no Poder Executivo Municipal
 

A partir dos anos 1970, intensificaram-se os estudos de marketing que vão além das fronteiras das empresas. Neste sentido, temos o desafio desta pesquisa de abordar o construto confiança, que é largamente estudado em marketing, porém com direcionamento àquela confiança que os cidadãos detêm nas instituições públicas. . Para dar um recorte mais específico, em nosso estudo enfatizamos o executivo municipal.

O presente artigo tem como principal objetivo testar e analisar a influência dos principais fatores supostamente preditores da confiança dos cidadãos no executivo municipal; ou seja, nossa pesquisa não enfatizará as consequências da confiança, embora revisemos aquelas consequências recorrentemente citadas na literatura especializada.

A fundamentação teórica é composta da apresentação do construto confiança e alguns dos seus preditores. Na revisão da literatura foram extraídos os seguintes principais fatores antecedentes da confiança: a satisfação dos cidadãos, propensão à confiança dos cidadãos, desempenho do executivo municipal e participação dos cidadãos (DELGADO-BALLESTER, 2003; WANG E WART, 2007; KANTSPERGER E KUNZ, 2010; KIM ET AL. 2011). Ao final da fundamentação teórica foram construídas quatro hipóteses.

Esta pesquisa foi testada empiricamente com os dados de 337 respondentes, de quatro cidades dos estados da Paraíba e Pernambuco. Quanto à análise de resultados, foi desenvolvida uma análise exploratória dos dados para extração das medidas descritivas dos construtos. Em seguida, foi realizada a análise psicométrica das escalas de múltiplos itens, através da análise fatorial e do índice de consistência interna. Após a realização destes procedimentos, realizamos a modelagem normal linear, utilizand

Os resultados obtidos neste estudo foram divergentes dos esperados com a revisão da literatura, eles permitiram confirmar que a satisfação dos cidadãos e o desempenho do executivo municipal influenciam a confiança dos cidadãos independente do contexto, porém a influência da participação dos cidadãos varia de acordo com a cidade pesquisada. Também foi verificado que a propensão à confiança não influência a confiança dos cidadãos.