RESUMO
Código: 41
Tema: Novas Tecnologias de Ensino e Pesquisa

 

Abrir
Arquivo

 
O Uso de Mídias Sociais no Processo de Ensino e Aprendizagem Na Percepção dos Professores e Estudantes: Um Estudo Realizado em Uma Ies.
 

Mídia social é um termo relativamente novo na educação e exige capacitação dos profissionais de ensino para lidar com o avanço da tecnologia e com o perfil dos alunos de uma IES, a quem se destina a realização deste estudo.A mídia social faz parte do processo de produção e disseminação do conhecimento e fazem parte da cultura contemporânea. A partir disso, observou-se a oportunidade de desenvolver um estudo sobre o uso de mídias sociais no ensino na visão dos discentes e docentes de uma IES.

Este estudo procura responder à seguinte pergunta: Qual a percepção dos professores e alunos a respeito do uso de mídias sociais no processo de ensino e aprendizagem? Assim, esta pesquisa tem como objetivo analisar a percepção dos professores e alunos a respeito do uso de mídias sociais no processo de ensino e aprendizagem.

A revisão bibliográfica que sustenta este estudo e oferece suporte para análise dos dados compreende o conceito e a evolução do ensino e dos métodos de aprendizagem; os fatores facilitadores e os que dificultam o uso de ferramentas tecnológicas no ambiente de ensino; o perfil dos acadêmicos da geração conhecida como nativos digitais, que utilizam a internet e estão conectados o tempo todo, as barreiras a serem superadas pelas IES para adotarem tais ferramentas na construção do conhecimento.

Quanto a população, optou-se por uma IES, formada por um total de 918 alunos e 104 professores, em 10 cursos superiores. Esta população foi dividida em duas partes: docentes e discentes.Destes, foram respondidos 73 questionários pelos docentes e 147 questionários respondidos pelos discentes.No tocante ao instrumento, utilizado para a coleta de dados, optou-se pelo questionário adaptado de Soster (2011) e Xavier (2011), e o meio de coleta foi em sua forma eletrônica.

Os resultados indicaram que os docentes da IES fazem pouco uso das mídias sociais durante o processo de ensino. Infere-se que possa haver uma tendência dos professores, amparados pelo plano pedagógico institucional, utilizarem essa ferramenta no processo de construção e disseminação do conhecimento, tendo em vista o perfil dos alunos do curso superior que, por sua vez, estão ingressando mais jovens na universidade e utilizam frequentemente meios tecnológicos em seu cotidiano.