RESUMO
Código: 410
Tema: Tecnologia e Inovação

 

Abrir
Arquivo

 
Implantação de Painel Eletrônico de Status de Cirurgias Na Sala de Espera de Centro Cirúrgico Como Ferramenta de Comunicação Just In Time
 

Uma das estratégias desenvolvidas no âmbito da tecnologia de informação surgiu da problemática que permeia o ambiente de expectativas dos usuários por informações na sala de espera do centro cirúrgico hospitalar, promovendo ansiedade e fazendo com que a todo instante procurem o balcão do centro cirúrgico em busca de notícias. Tal situação gera transtornos tanto para os familiares, preocupados com o paciente em cirurgia, quanto para equipe de colaboradores.

Implantação de um sistema de informação em painel eletrônico onde os familiares e acompanhantes que aguardam notícias referente aos usuários que passam por cirurgias, possam acompanhar informações just in time na sala de espera.

Mediante delimitação do problema e os recursos tecnológicos disponíveis, foi realizado um planejamento para criação e incorporação de uma aplicação através do desenvolvimento de um módulo em ambiente WEB (via browser de navegação), ligado ao ERP da Instituição, onde informações seriam expostas em uma televisão na sala de espera do Centro Cirúrgico com a finalidade de otimizar a comunicação entre a equipe do Centro Cirúrgico e os familiares que aguardam por informações na sala de espera.

A partir da análise da implantação do painel eletrônico na sala de espera do Centro Cirúrgico do Conjunto Hospitalar do Mandaqui, foi possível validar por meio de feedback de usuários, que aplicações orientadas à tecnologia de informação contribuem de forma eficaz na melhoria da comunicação entre a equipe de profissionais e os familiares que aguardam por informações, os quais avaliam de forma positiva que o uso do painel proporciona calma e tranquilidade.