RESUMO
Código: 411
Tema: Comportamento do Consumidor - Estudos Descritivos Quantitativos

 

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Intenção de Compra de Produtos Falsificados Na Região Central do Rio Grande do Sul
 

A Pirataria é um grande problema global, presente principalmente nos países em desenvolvimento. Prova disso é o Brasil que, segundo dados da Câmara de Comércio Internacional, é o quarto país onde mais se comercializam produtos piratas (WEINBERG, 2007). Segundo dados da pesquisa publicada em 2011 pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ), em 2006, 42% dos entrevistados compraram algum produto pirata, em 2010 esse percentual aumentou para 48% e em 2011 para 52%.

Os principais objetivos desta pesquisa são compreender os fatores que influenciam as atitudes de compra de produtos falsificados, bem como a intenção de comprar esses produtos ilegais, sendo restrita à compra de roupas e calçados falsificados, devido ao alto índice de falsificação destes produtos. Esta pesquisa pauta-se no interesse no papel das normas sociais, status social e consciência ética, além do valor consciência e risco, sendo um estudo replicado de Aizen e Fishbein de 1975.

Para que se possa abordar de maneira científica, o conceito “atitude” é preciso que a mesma seja exercida por meio de comportamentos e ações dos indivíduos (PASQUALLI, 1997). Atitude por ser compreendida como um conjunto de crenças, percepções e valores que interferem e influenciam favoravelmente ou não nas intenções de compras dos indivíduos (RODRIGUES, 1996). Simonson et al (2001), aborda que a atitude pode variar e modificar de acordo com o ambiente o qual o indivíduo esta inserido.

Esta pesquisa caracteriza-se como sendo uma pesquisa descritiva e quantitativa. Para essa pesquisa, obteve-se uma amostra de 259 respondentes. Foi solicitado aos participantes, responder sobre suas crenças a respeito de produtos falsificados, em geral, tais como roupas e acessórios. Na fase de aplicação do questionário optou-se pela utilização da técnica de amostragem não probabilística por conveniência, com estudantes universitários.

A partir dos resultados, algumas hipóteses foram confirmadas, desta forma as crenças que influenciam as atitudes em relação à falsificação são: (a) risco de desempenho; (b) normas subjetivas; (c) normas descritivas e (d) consciência ética. E as crenças relacionadas ao valor consciência, risco acusação e status social, não influenciam na atitude de compra.