RESUMO
Código: 421
Tema: Dimensões Humanas, Culturais e Sociais da Inovação

 

Abrir
Arquivo

 
A Evolução da Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil: em Que Medida As Variáveis de Recursos Humanos e Produtividade Se Relacionam?
 

A história da ciência brasileira e, em particular, da gestão e fomento à CT&I é muito recente quando comparada às grandes potências produtoras de conhecimento encontradas na Europa, América do Norte e Ásia.

Este estudo guiou-se pelo seguinte questionamento: Qual a relação entre a evolução no quadro de recursos humanos em CT&I e a evolução da produção C&T nacional? O artigo tem como objetivo: Investigar a relação entre a evolução no quadro de recursos humanos em CT&I e a evolução da produção C&T nacional.

Tratando-se de recursos humanos altamente qualificados, com base no Art. 44º, inciso III, da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a pós-graduação no Brasil é dividida em lato sensu e stricto sensu. Na pós-graduação lato sensu compreendem programas de especialização e incluem os cursos designados como MBA (Master Business Administration). A pós-graduação stricto sensu compreende programas de mestrado (acadêmico e profissional) e doutorado (BRASIL, 1996).

Utilizou-se o método quantitativo-descritivo e o tratamento dos dados ocorreu via técnicas estatísticas descritivas, de modo longitudinal e relacional. As variáveis foram extraídas do Banco de Variáveis de CT&I – MCTI, abrangendo o período de 1998-2012. Testaram-se hipóteses com o coeficiente de correlação de Pearson.

A pesquisa científica brasileira passou por grandes transformações nos últimos anos. Houve expressivo crescimento: no número dos programas de pós-graduação; no número de profissionais envolvidos em P&D; na produção C&T; na produção bibliográfica em geral, mas especialmente nas publicações internacionais; no número de patentes depositadas, mas a queda no número de concedidas.