RESUMO
Código: 423
Tema: Estratégia Competitiva

 

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Diferenciação e Competitividade da Oferta de Moda Brasileira no Mercado Internacional
 

O mercado brasileiro também está inserido nesse processo de evolução competitiva e até o final da década de 1980 era caracterizado por indústrias que tinham uma posição competitiva de relativa comodidade. O segmento da moda seguiu a dinâmica imposta pelas novas condições de mercado e a cada ano as trocas em âmbito internacional se intensificam.

O presente estudo analisa a competitividade da moda brasileira no mercado internacional, tendo como objetivo geral compreender como a moda brasileira deve compor sua oferta no mercado internacional para diferenciar-se, e assim alcançar vantagem competitiva. O estudo apresenta como implicações conceituais o aprofundamento do conhecimento sobre elementos distintivos que devem compor a oferta de moda brasileira no mercado internacional e contribui ao relacionar variáveis pouco investigadas.

Essa seção inicialmente apresenta o mercado da moda no Brasil. As fontes de competitividade local e global serão conceituadas e articuladas. Segue então a revisão da literatura sobre fontes de vantagem competitiva e formas de diferenciação Finalmente os temas são integrados ao se revisar a diferenciação e vantagem competitiva no mercado da moda.

Para atingir os objetivos do estudo, optou-se por realizar uma pesquisa empírica de abordagem qualitativa, pois o estudo buscou identificar, analisar e interpretar dados e informações com diferentes graus de profundidade e complexidade. A coleta de dados primários foi realizada mediante entrevista presencial centralizada no problema e a análise baseada na técnica de análise de discurso. A pesquisa empírica foi realizada com agentes de mercado, totalizando nove entrevistas.

Conforme apresentado na fundamentação teórica existem algumas formas que as empresas podem utilizar para distinguir suas ofertas. A partir da pesquisa de campo, observou-se que os agentes de mercado mencionaram diversas formas de diferenciação no segmento da moda. O agente ofertante deve ter consciência de que oferecer um produto com qualidade e preço adequado ao seu público alvo, não são os únicos atributos para conquistar e manter seus clientes.