RESUMO
Código: 429
Tema: Crédito

 

Abrir
Arquivo

 
Uso da Análise Multicriterial Para Avaliar A Geração e Distribuição de Riqueza Empresarial: Estudo no Segmento de Siderurgia e Metalurgia 2010 A 2012
 

Com o esforço nacional de convergência as normas e procedimentos internacionais de Contabilidade, têm se observado algumas mudanças legais, principalmente no que tange a elaboração e apresentação das demonstrações. Nessa perspectiva, a estruturação e publicação de alguns instrumentos, como a Demonstração do Valor Adicionado (DVA), tornaram-se obrigatórios para as empresas de capital aberto, com o advento da Lei n.º 11.638/2007.

Qual a performance empresarial em relação à produção e distribuição das riquezas agregadas pelas empresas listadas na BM&FBOVESPA do segmento Siderurgia e Metalurgia entre os anos de 2010 a 2012?

No presente estudo foram abordados assuntos relacionados a demonstração de valor adicional, aos indicadores que podem ser obtidos dessa demonstração contábil e as supostas limitações dessa informação.

Metodologicamente o estudo se enquadra como do tipo exploratório, descritivo e quantitativo, que faz uso da análise documental, estatística descritiva (média, desvio padrão) e Multicritério, com o auxílio das planilhas do Excel (Microsoft Office® 2007) e do PROMETHEE®. Os dados foram obtidos junto a Demonstração do Valor Adicionado (DVA) de 12 empresas que divulgam esse demonstrativo no portal da BM&FBOVESPA, no período de 2010 a 2012.

A ordenação obtida com o método Preference Ranking Method for Enrichment Evaluation (PROMETHEE II) enfatiza a distinção entre as empresas que mais e menos produziram e distribuíram riquezas. Os dados apontam para perspectivas de melhoria quanto à forma de avaliação do desempenho empresarial. Do ponto de vista metodológico, a análise multicritério incorpora indicadores mais interessantes que o cálculo da média, ou outras formas de comparação.